CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE DANÇA
Keywords:
PIBID, Dança, Docência, Educação FísicaAbstract
O estudo objetiva compreender as contribuições do programa institucional de bolsa e iniciação a docência (PIBID) para a formação do professor de educação física com atuação na área de dança. O estudo é caracterizado como qualitativo e de corte transversal. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada, a amostra foi composta por oito acadêmicos de Educação Física, participantes do PIBID no subprojeto de Dança. De acordo com a percepção dos acadêmicos entrevistados acerca das contribuições do PIBID destaca-se a construção para perfil pedagógico, postura docente, estímulo a participação nas aulas de educação física e inserção da dança como conteúdo escolar.
Downloads
References
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 03 jan. 2024.
___________. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010.
BEZERRA, R. S. Contribuições do PIBID Dança da UFRN para o processo avaliativo em arte no contexto da sala de aula. Anais do V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança. Natal: ANDA, p. 272-286, 2017.
BÖHM, N. V. S.; TOIGO, A. M. A dança nas aulas de educação física: a visão de alunos e professores das 5ª e 6ª séries de uma escola municipal de Canoas, RS. Cippus, v. 1, n. 2, p. 158-169, 2012.
FELÍCIO, H. M. S. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, 2014.
FELÍCIO, C.; GOMES, H. M. S. O PIBID e a formação de professores: da magnitude do programa aos desafios formativos institucionais. Revista Educação e Perspectiva, Viçosa, v. 8, n. 3, p. 426-443, 2017.
FRANTZ, L. M.; MALDANER, M. B. Estágio curricular supervisionado. 2010.
FREITAS, M. N. C. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, v. 115, p. 155-172, 2002.
GARIGLIO, J. O papel da formação inicial no processo de constituição da identidade profissional de professores de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 32, n. 2-4, p. 11-28, 2010.
LARA, L. M.; PARRA-RINALDI, I. P.; MONTENEGRO, J.; SERON, T. D. Dança e ginástica nas abordagens metodológicas da educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 155-170, 2007.
LIMA, M. S. L. A prática de ensino, o estágio supervisionado e o PIBID: perspectivas e diretrizes para os cursos de licenciatura. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas: UNICAMP, Junqueira e Marin, p. 234-246, 2012.
LUQUETTI, E. C. F.; DE MOURA, S. A. Ações interdisciplinares do PIBID/UENF: os desdobramentos na formação docente. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 224 p., 2018.
MUNIZ, Natasha Prado; ARAÚJO, Christiane Guimarães de. DANÇA NO CONTEXTO DE ISABEL MARQUES: algumas questões sobre dança e seus conteúdos no ensino formal. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021.
PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S. A. D. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em Revista, v. 34, p. e190935, 2018.
RAUSCH, R. B.; FRANTZ, M. J. Contribuições do PIBID à formação inicial de professores na compreensão de licenciados bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 620-641, 2013.
SILVA, B. et al. A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 51-58, 2011.
SILVA, S.; GONÇALVES, M. D.; PANIÁGUA, E. R. M. A importância do PIBID para formação docente. In: 3º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura - EMiCult, v. 3, 2017.
SOTER, S.; STRAZZACAPPA, M. Artistas aliados(as) para a docência em dança: a experiência do Danse à l'École na França. Revista Digital do LAV, v. 17, e13, p. 01-16, jan./dez, 2022.
OLIVEIRA, H. F. A bagagem do PIBID para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trabalhos de Linguística Aplicada, v. 56, n. 3, p. 913-934, 2017.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Vanessa Gonçalves Ferreira, Alenice Aliane Fonseca, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.