LEITURA ARGUMENTATIVA, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS E INTERACIONAIS
Keywords:
KEYWORDS: Reading. Argumentation. Multiliteracies. Teacher training.Abstract
This study aims to discuss the conception of argumentative reading in the teaching of argumentation, from discursive and interactional perspectives, relating it to the concept of multiliteracies, in a critical-collaborative proposal of teacher education. To this do so, it is based on the work on interpretation in Orlandi (2004); in discourse argumentation theory (AMOSSY, 2018); in the dialogal model of argumentation (PLANTIN, 2008a); in the theory of argumentation in interaction (GRÁCIO, 2013, 2016); the concept of argumentative capacities (AZEVEDO, 2016, 2019, 2022); in the conception of multiliteracies (ROJO, 2012) and in research on teacher training in a collaborative perspective (LIBERALI, 2013, 2016; NININ, 2018). The methodological approach adopted is the Critical Research of Collaboration (PCCol) (MAGALHÃES and OLIVEIRA, 2016), understood as a political intervention research, focusing on the transformation of conceptions about argumentative reading in the school context. From the construction of the corpus through videorecording, the analysis of the excerpts transcribed for discussion proposed some reflections on contradictions about argumentative reading worked in a proposal of teaching argumentation built and applied collaboratively, in a public elementary school II. However, it also pointed to ways for a more effective work of developing argumentative capacities, relating it to the conception of multiliteracies.
Downloads
References
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6244-813X
E-mail: mayanamay@hotmail.com
Doutoranda em Letras: Linguagens e Representações (PPGL/UESC), na área de Linguística Aplicada; mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Estadual de Santa Cruz (2018); especialista em Metodologia do Ensino de 1° e 2° Graus em Língua Portuguesa pela UESC (1997) e em Gestão Escolar pela UFBA (2008); graduada em Letras pela UESC (1993); participante do Centro de Estudos sobre Argumentação e Discurso (CNPq). Professora efetiva de Língua Portuguesa, Literatura e Redação na Educação Básica, nas redes de ensino estadual e municipal, em Ibicaraí/BA.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.