INVESTIGAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM LIBRAS

Authors

Keywords:

Libras, Formação do professor, Coordenador Pedagógico

Abstract

O presente artigo objetivou investigar as contribuições do coordenador pedagógico na formação do professor em Libras. Partindo do pressuposto de que é um campo novo de atuação, o coordenador deve está preparado para o desafio, por ser até então pouco trabalhado em muitas escolas regulares. A investigação foi baseada em entrevistas estruturadas realizadas com duas coordenadoras pedagógicas da rede pública de ensino. A metodologia do projeto, e sob a qual esse texto está orientado, seguiu-se na abordagem qualitativa, tendo em vista que essa metodologia de pesquisa oferece ao pesquisador a oportunidade de aprofundamento sobre a temática. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada feita de forma individual e registrada em anotações. Os resultados apontam para o registro da importância do professor em aprender Libras e como o coordenador pedagógico pode oportunizar essa formação em sua instituição de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Darty Cléia Santos, Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE)

Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE), Especialização em Gestão Educacional, Especialização em Educação Especial Inclusiva, Especialização em Libras e MBA em Gestão Estratégica de Negócios Educacionais.

Esmeraldo Sobrinho, Faculdade Adventista da Bahia (FAB)

Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Adventista de Ensino e Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). Professor da Faculdade Adventisa da Bahia.

References

ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O sucesso da coordenação pedagógica no projeto classes de aceleração. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho et. al. O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2002. p.7-16.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso; VIEIRA, Marili M. da Silva. O coordenador pedagógico e a questão dos saberes. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho et. al. O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2006. p.11-24.

AlMEIDA, Laurinda Ramalho. A dimensão relacional no processo de formação docente: uma abordagem possível. In: BRUNO, Eliane Bambino Gorgueira et. al. O coordenador pedagógico e a formação docente. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. p.77-88.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1996.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda Lopes Vieira Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Educação continuada: função essencial do coordenador pedagógico. In: GUIMARÃES, Ana Archangelo et. al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 9-12.

DELORS, Jacques. In: COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI. Educação: um tesouro a descobrir. Trad. Jose Carlos Eufrásio Portugal: ASA Editores: UNESCO, 1996.

FENEIS. Alfabeto em Libras. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org >. Acesso em: 06 maio 2010.

FERNANDES, Eulália et al. Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.

FRANCO, Francisco Carlos. O coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: BRUNO, Eliane Bambino Gorgueira et. al. O coordenador pedagógico e a formação docente. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. p.33-36.

FRIZANCO, Mary Lopes Esteves; HONORA, Márcia. Livro ilustrado de língua brasileira de sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.

GARRIDO, Elsa. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In: BRUNO, Eliane Bambino Gorgueira et. al. O coordenador pedagógico e a formação docente. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. p. 9-16.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. Declaração de salamanca. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 06 maio 2010.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. Decreto nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 06 maio 2010.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. Lei nº. 10.436, de 24 de Abril de 2002. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 06 maio 2010.

PELT, Nancy Van. Como formar filhos vencedores. Trad. Sueli N. F. Oliveira. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2006.

PLANALTO FEDERAL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 06 maio 2010.

RODRIGUES, David; KREBS, Ruy; FREITAS, Soraia Napoleão (Org.). Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria, RS: UFSM, 2005.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.

SARMENTO, Maristela Lobão de Moraes. O coordenador pedagógico e o desafio das novas tecnologias. In: BRUNO, Eliane Bambino Gorgueira et. al. O coordenador pedagógico e a formação docente. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. p.63-70.

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS. Dia Internacional dos Direitos Humanos. Disponível em: <http:// http://www.sedh.gov.br/>. Acesso em: 06 maio 2010.

SMITH, Deborah Deutsch. Introdução à educação especial: ensinar em tempos de inclusão. Trad. Sandra Moreira de Carvalho. 5. ed. Porto Alegre: Artemed, 2008.

UNESCO. CONFERÊNCIA MUNDIAL. Declaração mundial de educação para todos. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org >. Acesso em: 06 maio 2010.

Published

2022-01-07

How to Cite

Santos, D. C., & Sobrinho, E. . . (2022). INVESTIGAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM LIBRAS. Diálogos E Diversidade, 2, e12667. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/12667

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo