MATEMÁTICA INCLUSIVA COM ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Inclusão, TEA, Aprendizagem, Práticas pedagógicas

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio do neurodesenvolvimento que acomete o sistema nervoso e repercute nas habilidades sociocomunicativas, no comportamento e, em alguns casos, em competências cognitivas. Esta pesquisa objetivou identificar práticas pedagógicas de professores de matemática voltadas à aprendizagem de estudantes com TEA e as dificuldades inerentes a esse processo. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura no catálogo e de teses e dissertações da CAPES no período 2019-2023.Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, e de abordagem qualitativa. Considerando-se os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas cinco dissertações para análise. Os resultados apontam que os avanços dos estudantes com TEA na aquisição de conceitos matemáticos no campo da álgebra e da  geometria, promoveram ressignificações dos professores quanto a sua percepção sobre inclusão, combate de práticas de microexclusões no ambiente escolar, estratégias de ensino mais favoráveis envolveram recursos e estímulos visuais que motivam melhor controle atencional para a aprendizagem, uso didático do hiperfoco do estudante com TEA permitiu aos professores uma melhor compreensão para aprendizagem da Matemática. Conclui-se sobre a importância de pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem de discentes com TEA, em Mestrados Profissionais, visto que apenas duas dissertações apresentaram produto educacional.

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Biografia do Autor

Graciela de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduada em Licenciatura em Biologia e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Carla da Cruz Santos, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Dom Alberto. Especialização em Políticas Públicas para a Educação pela Faculdade Einstein - FACEI (2020). Especialização em Educação Especial e Inclusiva - Faculdade Paraná (2022). Mestranda em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Feira de Santana. e Docente do Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade.

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Publicado

2024-08-27

Como Citar

de Jesus, G., da Cruz Santos, C., & Couto Pimentel, S. (2024). MATEMÁTICA INCLUSIVA COM ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Diálogos E Diversidade, 4, e20300. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20300

Edição

Seção

Dossiê temático: Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva