SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA – BA: PELA ÓTICA DO CICLO DE POLÍTICAS

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Salas de Recursos Multifuncionais, Ciclo de Políticas

Resumo

Este artigo é resultado da Tese de Doutorado vinculado ao Programa de Educação da Faculdade de Educação pela Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, a qual teve como objetivo geral, analisar as políticas educacionais inclusivas no município de Feira de Santana-BA, a partir dos contextos (de influência, da produção e da prática), para garantir o direito à educação inclusiva nas Salas de Recursos Multifuncionais. Pensar uma escola inclusiva é pensar uma escola justa e democrática, que inclua a todos sem discriminação e a cada sujeito com suas diferenças e especificidades, entretanto, alcançar esses objetivos requer alterações nas instituições e na preparação/formação para a atuação docente, como também nas políticas públicas educacionais. A metodologia desenvolvida foi através de levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo com instrumento de entrevista semiestruturada com 10 profissionais que atuam diretamente com inclusão no município de Feira. Tal pesquisa visou discutir as possibilidades e desafios lançados no percurso vivido do município diante da proposta de garantir as salas de recursos como política de inclusão e foi identificado que a flexibilização curricular perpassa pelo campo pedagógico, mas, sobretudo, pelo campo político e social, no que diz respeito a adoção de posturas que prezem por uma concepção inclusiva.

 

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Biografia do Autor

Camila Bahia Góes, Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Góes, C. B. (2024). SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA – BA: PELA ÓTICA DO CICLO DE POLÍTICAS. Diálogos E Diversidade, 4, e20108. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20108

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo