AUDIODESCRIÇÃO EM QR CODE PARA PRODUTOS EDITORIAIS: O PONTO DE VISTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

Palavras-chave:

Audiodescrição; Produto Editorial Acessível; QR Code.

Resumo

Ler e escrever são conquistas humanas que se tornaram indispensáveis na contemporaneidade. A escrita modificou positivamente a forma de se relacionar da sociedade, mas gerou a exclusão das pessoas com deficiência visual, que não podem consumi-la por ser esta ferramenta apreciável apenas aos olhos. Neste artigo, exploramos como o QR Code com audiodescrição (AD) pode ser um instrumento de acessibilidade sendo ele uma manifestação imagética. Assim, analisamos as possibilidades de acesso da AD em QR Code em produtos editoriais, com base na experiência de pessoas com deficiência visual. A metodologia eleita foi a pesquisa participante, com abordagem qualitativa, realizada com 12 pessoas cegas, usuárias do Sistema Braille, consultoras de AD. Foram utilizados modelos de produtos editoriais em braille com QR Code contendo AD. Esses modelos foram testados pelos participantes e, após experimentá-los, responderam a um questionário digital. Os resultados mostram que o QR Code em relevo posicionado no canto inferior direito das páginas pares de livros em braille e tinta e o uso do QR Code recuado à esquerda imediatamente depois do texto em braille em livros sem transcrição em tinta são as preferências da população pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Silva de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Mestra em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).É autora do Projeto #PraCegoVer e dos livros Manual do Ledor na Perspectiva da Adiodescrição e Manual de Audiodescrição em QR Code para Produtos Editoriais. Foi coordenadora da Educação Especial no Estado da Bahia e consultora da UNESCO.

Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduação em Psicologia e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA. Docente do Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no Bacharelado de Engenharia em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e no Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, envolvendo as seguintes temáticas: Tecnologia Assistiva; Acessibilidade; Educação Especial na perspectiva inclusiva da Educação Básica ao Ensino Superior; Interdisciplinaridade; Formação de docentes; Formação de engenheiros.

Referências

REFERÊNCIAS

AMIRALIAN, M. L. T. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

AUMONT, J. A imagem. Tradução de Estela dos Santos Abreu e Claudio C. Santoro. Campinas: Papirus, 2012.

BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Revista Educação & Sociedade, ano XXI, n. 72, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.128, de 24 de dezembro de 2008. Define que as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual sejam compostas por ações na atenção básica e Serviços de Reabilitação Visual. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt3128_24_12_2008.html. Acesso em: 21 abr. 2024.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC. Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília: MDHC, 2023. Pessoas com deficiência: diagnóstico com base nos dados e informações disponíveis em registros administrativos, pesquisas e sistemas do Governo Federal. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-com-deficiencia/publicacoes/Relatorio_CGIE_PCD_.pdf. Acesso em: 21 abr. 2024.

CEARÁ (Estado). Assembleia Legislativa. Portal do Servidor. Exposição virtual de livros das Edições Inesp será nesta sexta-feira (23/4). 22 abr. 2021. Disponível em: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/noticias/exposicao-virtual-de-livros-das-edicoes-inesp-sera-nesta-sexta-feira-2304. Acesso em: 21 abr. 2024.

CORTEZ, L. C. S. Uso pedagógico do QR Code em sala de aula. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 9; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 4, 2019, Londrina. [Anais...]. Londrina: UEL, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/ANAIS%202019%20-%20ARTIGOS%20COMUNICACAO%20ORAL%20E%20CARTAZ/USO%20PEDAGOGICO%20DO%20QR%20CODE.pdf. Acesso em: 21 abr. 2024.

GONZAGA, R. R. P. Professora usa QR Code para incluir aluno com deficiência visual. Porvir Inovações em Educação, 13 abr. 2016. Disponível em: https://porvir.org/professora-usa-qr-code-para-incluir-aluno-deficiencia-visual/. Acesso em: 21 abr. 2024.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/23/23612. Acesso em: 21 abr. 2024.

LAW, C.; SO, S. QR Codes in education. Journal of Educational Technology Development and Exchange (JETDE), v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: https://aquila.usm.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1011&context=jetde. Acesso em: 21 abr. 2024.

MASINI, E. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual. Brasília: Corde, 1994.

MOTTA, L. M. V. M. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes, 2016.

MOTTA, L. M. V.; ROMEU FILHO, P. (Org.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

OLIVEIRA, R. Braille: um sistema em constante evolução. Associação Paulista de Fundações. Notícias das Associadas, 7 jan. 2020. Disponível em: http://www.apf.org.br/fundacoes/index.php/noticias/noticias-de-associadas/4296-braille-um-sistema-em-constante-evolucao.html. Acesso em: 21 abr. 2024.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2014.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Silva de Jesus, P., & Silva Sandes Galvão, N. de C. (2024). AUDIODESCRIÇÃO EM QR CODE PARA PRODUTOS EDITORIAIS: O PONTO DE VISTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Diálogos E Diversidade, 4, e20093. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20093

Edição

Seção

Dossiê temático: Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva