PARADIGMAS DEL APRENDIZAJE EN LAS CARRERAS DE INGENIERÍA: UNA MIRADA DESDE LAS CIENCIAS SOCIALES
Palavras-chave:
Ciências Sociais., Engenharia, Paradigmas de Aprendizagem., Contexto EstudantilResumo
Para o processo de análise e otimização do processo de aprendizagem do aluno, o professor precisa avaliar as variáveis de suas práticas antes de lecionar nas aulas. A primeira ação está ligada à Prática Linear para que não gere conflitos de raciocínio e conduza o aluno ao aprendizado por Aquisição sem castrar o direito de livre pensamento através das informações oferecidas. A segunda ação é voltada para o Olhar Ingênuo que impede a compreensão de parágrafos e capítulos, prejudicando a assimilação do texto e do contexto. O objetivo foi analisar os paradigmas de aprendizagem das Ciências Sociais nas carreiras de Engenharia. A metodologia foi uma investigação de caráter básico do tipo exploratório com um paradigma quantitativo. A amostra foi composta por 700 alunos de uma universidade privada de São José dos Campos-SP. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos não tem conhecimento sobre as habilidades e dificuldades, o que prejudica o interesse e a aprendizagem significativa. De modo geral, conclui-se que, porém, sem a consciência de suas próprias habilidades e dificuldades, a formação universitária sistêmica do aluno fica prejudicada como futuro profissional da Engenharia crítico, participativo e humanizado.
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