PARADIGMAS DEL APRENDIZAJE EN LAS CARRERAS DE INGENIERÍA: UNA MIRADA DESDE LAS CIENCIAS SOCIALES

Autores

Palavras-chave:

Ciências Sociais., Engenharia, Paradigmas de Aprendizagem., Contexto Estudantil

Resumo

Para o processo de análise e otimização do processo de aprendizagem do aluno, o professor precisa avaliar as variáveis ​​de suas práticas antes de lecionar nas aulas. A primeira ação está ligada à Prática Linear para que não gere conflitos de raciocínio e conduza o aluno ao aprendizado por Aquisição sem castrar o direito de livre pensamento através das informações oferecidas. A segunda ação é voltada para o Olhar Ingênuo que impede a compreensão de parágrafos e capítulos, prejudicando a assimilação do texto e do contexto. O objetivo foi analisar os paradigmas de aprendizagem das Ciências Sociais nas carreiras de Engenharia. A metodologia foi uma investigação de caráter básico do tipo exploratório com um paradigma quantitativo. A amostra foi composta por 700 alunos de uma universidade privada de São José dos Campos-SP. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos não tem conhecimento sobre as habilidades e dificuldades, o que prejudica o interesse e a aprendizagem significativa. De modo geral, conclui-se que, porém, sem a consciência de suas próprias habilidades e dificuldades, a formação universitária sistêmica do aluno fica prejudicada como futuro profissional da Engenharia crítico, participativo e humanizado.

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Biografia do Autor

Ana Cabanas, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Paraguai

Doctora en Humanitades y Artes con mención en Ciencias de la Educación. Docente da Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Rodrigo dos Reis Nunes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doctor en Educación pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IV.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Cabanas, A., & Nunes, R. dos R. (2024). PARADIGMAS DEL APRENDIZAJE EN LAS CARRERAS DE INGENIERÍA: UNA MIRADA DESDE LAS CIENCIAS SOCIALES. Diálogos E Diversidade, 4, e18312. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18312

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo