AS TIC NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA: ALGUNS RESULTADOS DE UMA PESQUISA

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente em Música, Competências Digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

As transformações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas impactaram significativamente diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. Na música, as competências digitais são cada vez mais necessárias para os professores que desejam se manter atualizados. Este artigo corresponde a um recorte da pesquisa de doutorado em andamento, focalizando as competências digitais. A pesquisa tem como objetivo analisar a relação dos saberes promovidos pelo curso de Licenciatura em Música de Petrolina-PE na formação docente na era digital. A abordagem da pesquisa se configurou como mista e os instrumentos de coleta de dados foram por meio de questionário e entrevista semiestruturada. A análise revelou três aspectos importantes: as competências digitais para o uso das TIC são variadas e contemplam as tecnologias digitais e analógicas; a discussão promovida pelo curso são adequadas para um entendimento das TIC na atualidade; as competências digitais elencadas estão em consonância com as TIC da atualidade. Por fim, as transformações tecnológicas das últimas décadas têm exigido dos professores de música competências digitais específicas para o exercício da profissão. A integração das TIC na formação docente em música pode enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos e prepará-los para os desafios e oportunidades do mundo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelson Aparecido Scotti, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). É professor de Violão e História da Música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Petrolina.

Referências

AGUILAR, S.; BARROSO, J. La triangulación de datos como estrategia en investigación educativa. Píxel-Bit: Revista de Medios y Educación, n. 47, p. 73-88, 2015.

ÁLVAREZ, R. B.; MAYO, I. C. Las tecnologías de la información y la comunicación en la educación superior: Estudio descriptivo y de revisión. Revista Iberoamericana de Educación, v. 50 n. 7, p. 1-12, 2009.

ANGUITA, R. M. et al. La enseñanza de las TIC en la formación del profesorado de música: Un ejemplo en la Universidad de Playa Ancha. Revista Neuma, v. 14, n. 2, p. 96-119, 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. 3. reimp. São Paulo, Edições 70, 2016.

CABERO, J. Tecnología educativa: Diseño y utilización de medios en la enseñanza. Barcelona: Paidos, 2001.

CEJAS-LEÓN, R.; NAVÍO GÁMEZ, A. Formación en TIC del profesorado universitario: Factores que influyen en la transferencia a la función docente. Profesorado (Revista de Currículum y Formación de Profesorado), v. 22, n. 3, p. 271-293, 2018.

DÍEZ LATORRE, N. La formación en TIC de los pedagogos de música. Análisis de la situación en las Enseñanzas Superiores de Música. Revista Electrónica de LEEME, n. 42, p. 31-51, 2018.

GARCÍA, C. M. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Portugal: Ed. Porto, 1999.

GARCÍA ALCARAZ, F. et al. Diseño de Cuestionarios para la recogida de información: metodología y limitaciones. Revista Clínica de Medicina de Familia, v. 1, n. 5, p. 232-236, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBAÑEZ, P.; GARCÍA, G. Informática I. Mexico: Cengance Learning, 2009.

IFSERTÃOPE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Projeto Pedagógico de Curso (PPC): Licenciatura em Música, 2018a. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/images/Campus_Petrolina/2019/PaginasCursos/LicMusi/PPC%202018-Msica.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

IMBERNÓN, F. La formación pedagógica del docente universitário. Revista Educação, v. 36, n. 3, p. 387-396, 2011.

MELO, G. E. R. Apropiación y masificación de las tecnología de la información y las comunicaciones (TIC) en las cadenas productivas como determinante para la competividad de las Mipyme. Revista Criterio Libre, v. 9, n. 15, p. 213-230, 2011.

MENESES, J.; RODRÍGUEZ-GÓMEZ, D. El cuestionario y la entrevista. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya, 2011. Disponível em: https://femrecerca.cat/meneses/publication/cuestionario-entrevista. Acesso em: 20 jun. 2023.

RIVEROS, V. S.; MENDOZA, M. I. Bases teóricas para el uso de las TIC en Educación. Encuentro Educacional, v. 12, n. 3, p. 315-336, 2005.

SADIO-RAMOS, F. J.; ORTIZ-MOLINA, M. A.; BERNABÉ VILLODRE, M. M. La formación del profesorado de Música para potenciar la creatividad desde la utilización de las TIC: una experiencia biográfica. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 23, n. 2, p. 155-166, 2020.

TANAKA, O. Y.; MELO, C. Avaliação de programas de saúde do adolescente: Um modo de fazer. 1. ed. 1 reimpr. São Paulo: Edusp, 2004.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Scotti, A. A. (2023). AS TIC NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA: ALGUNS RESULTADOS DE UMA PESQUISA. Diálogos E Diversidade, 3, e17769. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/17769

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação Docente & Educomunicação