AS TIC NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA: ALGUNS RESULTADOS DE UMA PESQUISA
Palavras-chave:
Formação Docente em Música, Competências Digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Resumo
As transformações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas impactaram significativamente diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. Na música, as competências digitais são cada vez mais necessárias para os professores que desejam se manter atualizados. Este artigo corresponde a um recorte da pesquisa de doutorado em andamento, focalizando as competências digitais. A pesquisa tem como objetivo analisar a relação dos saberes promovidos pelo curso de Licenciatura em Música de Petrolina-PE na formação docente na era digital. A abordagem da pesquisa se configurou como mista e os instrumentos de coleta de dados foram por meio de questionário e entrevista semiestruturada. A análise revelou três aspectos importantes: as competências digitais para o uso das TIC são variadas e contemplam as tecnologias digitais e analógicas; a discussão promovida pelo curso são adequadas para um entendimento das TIC na atualidade; as competências digitais elencadas estão em consonância com as TIC da atualidade. Por fim, as transformações tecnológicas das últimas décadas têm exigido dos professores de música competências digitais específicas para o exercício da profissão. A integração das TIC na formação docente em música pode enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos e prepará-los para os desafios e oportunidades do mundo digital.
Downloads
Referências
AGUILAR, S.; BARROSO, J. La triangulación de datos como estrategia en investigación educativa. Píxel-Bit: Revista de Medios y Educación, n. 47, p. 73-88, 2015.
ÁLVAREZ, R. B.; MAYO, I. C. Las tecnologías de la información y la comunicación en la educación superior: Estudio descriptivo y de revisión. Revista Iberoamericana de Educación, v. 50 n. 7, p. 1-12, 2009.
ANGUITA, R. M. et al. La enseñanza de las TIC en la formación del profesorado de música: Un ejemplo en la Universidad de Playa Ancha. Revista Neuma, v. 14, n. 2, p. 96-119, 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. 3. reimp. São Paulo, Edições 70, 2016.
CABERO, J. Tecnología educativa: Diseño y utilización de medios en la enseñanza. Barcelona: Paidos, 2001.
CEJAS-LEÓN, R.; NAVÍO GÁMEZ, A. Formación en TIC del profesorado universitario: Factores que influyen en la transferencia a la función docente. Profesorado (Revista de Currículum y Formación de Profesorado), v. 22, n. 3, p. 271-293, 2018.
DÍEZ LATORRE, N. La formación en TIC de los pedagogos de música. Análisis de la situación en las Enseñanzas Superiores de Música. Revista Electrónica de LEEME, n. 42, p. 31-51, 2018.
GARCÍA, C. M. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Portugal: Ed. Porto, 1999.
GARCÍA ALCARAZ, F. et al. Diseño de Cuestionarios para la recogida de información: metodología y limitaciones. Revista Clínica de Medicina de Familia, v. 1, n. 5, p. 232-236, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBAÑEZ, P.; GARCÍA, G. Informática I. Mexico: Cengance Learning, 2009.
IFSERTÃOPE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Projeto Pedagógico de Curso (PPC): Licenciatura em Música, 2018a. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/images/Campus_Petrolina/2019/PaginasCursos/LicMusi/PPC%202018-Msica.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.
IMBERNÓN, F. La formación pedagógica del docente universitário. Revista Educação, v. 36, n. 3, p. 387-396, 2011.
MELO, G. E. R. Apropiación y masificación de las tecnología de la información y las comunicaciones (TIC) en las cadenas productivas como determinante para la competividad de las Mipyme. Revista Criterio Libre, v. 9, n. 15, p. 213-230, 2011.
MENESES, J.; RODRÍGUEZ-GÓMEZ, D. El cuestionario y la entrevista. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya, 2011. Disponível em: https://femrecerca.cat/meneses/publication/cuestionario-entrevista. Acesso em: 20 jun. 2023.
RIVEROS, V. S.; MENDOZA, M. I. Bases teóricas para el uso de las TIC en Educación. Encuentro Educacional, v. 12, n. 3, p. 315-336, 2005.
SADIO-RAMOS, F. J.; ORTIZ-MOLINA, M. A.; BERNABÉ VILLODRE, M. M. La formación del profesorado de Música para potenciar la creatividad desde la utilización de las TIC: una experiencia biográfica. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 23, n. 2, p. 155-166, 2020.
TANAKA, O. Y.; MELO, C. Avaliação de programas de saúde do adolescente: Um modo de fazer. 1. ed. 1 reimpr. São Paulo: Edusp, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adelson Aparecido Scotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.