PISTAS DA CONSOLIDAÇÃO NA/DA PESQUISA IM(PLICA)DA EM EDUCAÇÃO NO PPGED/ UNEB

Autores

Palavras-chave:

Mestrado profissional; Educação Básica; Pesquisa implicada e engajada; Formatos de trabalhos.

Resumo

Este texto rastreia pistas dos temas e propostas de intervenção das pesquisas produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade-PPGED da Universidade do Estado da Bahia-Uneb-Jacobina. O objetivo central é registrar através do exercício genealógico os principais desafios enfrentados, com ênfase no recorte temporal da primeira avaliação Capes realizada no respectivo programa (2016–2017), apresentando traços da disputa política-epistêmica dos conceitos pesquisa aplicada e da pesquisa implicada e engajada na área de educação. Para dialogar com o tema investigativo selecionamos com referências principais (LOBO, 2015), (BARATA, 2008), (GATTI, 2007), (DELEUZE; GUATARRI, 1992), (NETO; SILVA; SILVA, 2017).  Adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental em diálogo com a pesquisa bibliográfica. Como resultados centrais apresenta as contribuições para o desenvolvimento profissional docente e a melhoria da Educação Básica nos territórios onde estamos inseridos, considerando a intervenção realizada e seus desdobramentos. Os Mestrados Profissionais em Educação pressupõem intervenções nos processos educativos das organizações, transformações no espaço escolar e (res)significação do papel dos sujeitos participantes da pesquisa, para coautores da produção, como sinalizam os conceitos de pesquisa aplicada, considerando os contextos múltiplos, em que a diversidade é considerada como princípio educativo, epistêmico e político.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus IV, Jacobina, atuando no Curso de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED), UNEB, Jacobina.

Antenor Rita Gomes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade.

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGED.

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Silva, A. L. G. da ., Gomes, . A. R. ., & Ramos, M. D. P. (2023). PISTAS DA CONSOLIDAÇÃO NA/DA PESQUISA IM(PLICA)DA EM EDUCAÇÃO NO PPGED/ UNEB. Diálogos E Diversidade, 3, e17561 . Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/17561

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação