PROJETOS DE PESQUISA INTERVENTIVA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa Interventiva; Mestrado Profissional em Educação e Diversidade; Produtos Educacionais; Desdobramentos.

Resumo

Este artigo discute a importância dos projetos de pesquisa interventiva e seus desdobramentos nos Mestrados Profissionais em Educação, em especial no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina, e Campus XIV, Conceição do Coité. No primeiro momento, situam-se os mestrados profissionais em sua origem e finalidades, destacando a potencialidade da pesquisa de intervenção na prática pedagógica dos Mestrados Profissionais em Educação (MPEs).  Posteriormente, apresenta-se o perfil do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED) da UNEB, caracterizando sua estrutura curricular, os grupos de pesquisa, as áreas de conhecimento, os temas, as questões investigativas, os métodos, os dispositivos e as publicações, provenientes de inquietações das experiências profissionais dos/as docentes pesquisadores/as. Por fim, apresenta-se uma análise de um trabalho final de conclusão de curso do MPED, destacando a proposta interventiva de pesquisa, o Produto Educacional (PE) e seus desdobramentos nos dois anos subsequentes pós-defesa.

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Biografia do Autor

Denise Dias de Carvalho Sousa , Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Letras pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Sousa , D. D. de C. (2024). PROJETOS DE PESQUISA INTERVENTIVA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS. Diálogos E Diversidade, 4, e17551. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/17551

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo