TRABALHOS E PRODUTOS COLETIVOS NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

pesquisa aplicada, mestrado profissional, coautoria, pesquisa coletiva, extensão universitária

Resumo

Este artigo trata da articulação de pesquisas nos mestrados profissionais em educação para criação coletiva de produtos complementares. Apresenta e analisa duas experiências desenvolvidas na linha de pesquisa ‘Educação em Museus e Divulgação Científica’ do mestrado profissional Educação e Docência (Promestre) da UFMG, e discute as vantagens e dificuldades desta articulação. Diferentemente da pós-graduação estritamente acadêmica, a pesquisa no mestrado profissional envolve também a busca de formas, linguagens e veículos adequados para audiências que não acessam textos acadêmicos, trazendo a  necessidade de colaboração de designers, ilustradores, editores de vídeos e outras especialidades, o que evidencia a dimensão coletiva do processo de desenvolvimento dos produtos e recursos educacionais.  Argumentamos que a  extensão universitária, graças às suas características de relevância social, interdisciplinar e com uma temporalidade alargada, pode se tornar uma referência para vencer obstáculos ao trabalho coletivo na tradição acadêmica no campo das humanidades. A partir dessas apresentações e discussões, defendemos o valor pesquisas coletivas em programas e processos de produção do conhecimento aplicados à educação e em sua vinculação com a extensão universitária.

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Biografia do Autor

Bernardo Jefferson de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na Harvard University. Realizou pós doutoramento no MIT e na Universidade de Sorbonne. É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Marina Assis Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em História da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio de pesquisa no departamento de Educação da University of South Florida. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Oliveira, B. J. de, & Fonseca, M. A. . (2023). TRABALHOS E PRODUTOS COLETIVOS NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. Diálogos E Diversidade, 3, e17234. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/17234

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação