PODCAST “PODM.A.M.A”: MULHERES ACADÊMICAS, MÃES ATUANTES

Autores

Palavras-chave:

Maternidade; Estudantes-mães; Redes de apoio e estratégias; Recurso educacional: Podcast

Resumo

Este artigo apresenta um recurso educativo produzido como resultado do projeto de pesquisa “Quem pode ser mãe: maternidade, produção de conhecimento, escolhas (im)possíveis e experiências estudantis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação/PROMESTRE/FaE/UFMG. Esse recurso educativo foi produzido na forma de um podcast denominado “PODM.A.M.A”, que apresenta questões centradas na experiência da maternidade no cotidiano de estudantes e pesquisadoras que são mães no contexto universitário. A pesquisa teve aporte teórico do feminismo negro, dialogando com o pensamento da socióloga Patricia Hill Collins e de intelectuais negras brasileiras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas como principal metodologia, através da análise de discurso. Os resultados mostram que há pontos em comum nas narrativas, principalmente no que diz respeito à elaboração de redes de apoio, construção de estratégias de continuidade e resistência dentro da universidade.

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Biografia do Autor

Gisele Camilo da Mata, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Educação e Docência - PROMESTRE da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Paulo Henrique Queiroz Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado na Faculdade de Educação/FACED da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Guilherme de Alcântara, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Professor adjunto de Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Mata, G. C. da, Nogueira, P. H. Q., & Alcântara, G. de. (2023). PODCAST “PODM.A.M.A”: MULHERES ACADÊMICAS, MÃES ATUANTES. Diálogos E Diversidade, 3, e16984. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/16984

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação