LETRAMENTO LITERÁRIO E RACIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO LEITORA NO CONTEXTO DA CLASSE HOSPITALAR COM “O CABELO DE CORA”

Autores

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Letramento Literário. Letramento Racial. Formação Leitora. Classe Hospitalar. Contação de História.

Resumo

RESUMO

O presente trabalho emerge como reflexão propositiva acerca da temática sobre o letramento literário e racial no contexto da docência exercida na classe hospitalar cuja atividade de contação de história é parte integrante do processo de formação leitora. Aqui traremos um breve recorte de uma atividade de contação de história, destacando a obra literária “O cabelo de Cora”, desenvolvida a partir do projeto pedagógico “Letramentos sociais em curso: reflexões sobre a (in)diferença”. A partir da fruição desta obra literária e de uma imersão reflexiva pelos nossos estudantes ratificamos a importância do desenvolvimento de uma formação leitora implicada com a temática da diversidade e da diferença, como caminho para uma convivência plural e para um reconhecimento das diversas identidades, e, mais, especificamente, nesse contexto, numa contínua tentativa de desestimular práticas racistas na contemporaneidade. Para tanto, ao longo de nosso relato agregamos constructos teóricos acerca de conceitos como: letramento literário/racial, formação leitora, classe hospitalar e contação de história.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento Literário. Letramento Racial. Formação Leitora. Classe Hospitalar. Contação de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Silva de Jesus, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora em exercício pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Classe Hospitalar e Domiciliar) e pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia (AEE - DEF. VISUAL). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (Abpee). 

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. / Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC; SEESP, 2002.

CADEMARTORI, Ligia. O professor e a Literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Série conversas com o professor)

CÂMARA, Ana Zarco. O cabelo de Cora. Ilustr. Taline Schubach. Rio de Janeiro: Pallas, 2015.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: CANDIDO, Antônio. Revista Remate de Males. 1999, p. 81-90. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/issue/view/200. Acesso em: 2 nov. 2022.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

JESUS, Ivone Silva de. Literatura infantil e estigma: possibilidades de reflexão sobre o corpo “diferente”. Trabalho de Conclusão de curso (TCC). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Curso Pedagogia, 2016.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2002.

MACHADO, Regina. Acordais. fundamentos teórico-poético da arte de contar histórias. 1. ed. São Paulo: DCL, 2004.

RODRIGUES, Janine. Não se faz educação antirracista sem letramento racial. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2022/08/19/educacao-antirracista-letramento/. Acesso em 26 nov. 2022.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Jesus, I. S. de. (2022). LETRAMENTO LITERÁRIO E RACIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO LEITORA NO CONTEXTO DA CLASSE HOSPITALAR COM “O CABELO DE CORA”. Diálogos E Diversidade, 2, e15763. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/15763

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas leitoras na contemporaneidade