LEITURA ARGUMENTATIVA, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS E INTERACIONAIS
Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Argumentação. Multiletramentos. Formação docente.Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir a concepção de leitura argumentativa no ensino da argumentação, a partir de perspectivas discursivas e interacionais, relacionando-a ao conceito de multiletramentos, em uma proposta crítico-colaborativa de formação docente. Para tanto, apoia-se nos trabalhos sobre interpretação em Orlandi (2004); na teoria de argumentação no discurso (AMOSSY, 2018); no modelo dialogal da argumentação (PLANTIN, 2008a); na teoria da argumentação na interação (GRÁCIO, 2013, 2016); no conceito de capacidades argumentativas (AZEVEDO, 2016, 2019, 2022); na concepção de multiletramentos (ROJO, 2012) e nas pesquisas sobre formação docente em perspectiva colaborativa (LIBERALI, 2013, 2016; NININ, 2018). A abordagem metodológica adotada é a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES e OLIVEIRA, 2016), entendida como pesquisa de intervenção de caráter político, com foco na transformação das concepções sobre leitura argumentativa em contexto escolar. A partir da construção do corpus por meio de videogravação, a análise dos excertos transcritos para discussão proporciou algumas reflexões sobre contradições acerca da leitura argumentativa trabalhada numa proposta de ensino de argumentação construída e aplicada de modo colaborativo, em uma escola pública de ensino fundamental II. Entretanto, também apontou caminhos para um trabalho mais efetivo de desenvolvimento das capacidades argumentativas, relacionando-o à concepção de multiletramentos.
Downloads
Referências
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6244-813X
E-mail: mayanamay@hotmail.com
Doutoranda em Letras: Linguagens e Representações (PPGL/UESC), na área de Linguística Aplicada; mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Estadual de Santa Cruz (2018); especialista em Metodologia do Ensino de 1° e 2° Graus em Língua Portuguesa pela UESC (1997) e em Gestão Escolar pela UFBA (2008); graduada em Letras pela UESC (1993); participante do Centro de Estudos sobre Argumentação e Discurso (CNPq). Professora efetiva de Língua Portuguesa, Literatura e Redação na Educação Básica, nas redes de ensino estadual e municipal, em Ibicaraí/BA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.