LEITURA ARGUMENTATIVA, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS E INTERACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Argumentação. Multiletramentos. Formação docente.

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir a concepção de leitura argumentativa no ensino da argumentação, a partir de perspectivas discursivas e interacionais, relacionando-a ao conceito de multiletramentos, em uma proposta crítico-colaborativa de formação docente. Para tanto, apoia-se nos trabalhos sobre interpretação em Orlandi (2004); na teoria de argumentação no discurso (AMOSSY, 2018); no modelo dialogal da argumentação (PLANTIN, 2008a); na teoria da argumentação na interação (GRÁCIO, 2013, 2016); no conceito de capacidades argumentativas (AZEVEDO, 2016, 2019, 2022); na concepção de multiletramentos (ROJO, 2012) e nas pesquisas sobre formação docente em perspectiva colaborativa (LIBERALI, 2013, 2016; NININ, 2018). A abordagem metodológica adotada é a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES e OLIVEIRA, 2016), entendida como pesquisa de intervenção de caráter político, com foco na transformação das concepções sobre leitura argumentativa em contexto escolar. A partir da construção do corpus por meio de videogravação, a análise dos excertos transcritos para discussão proporciou algumas reflexões sobre contradições acerca da leitura argumentativa trabalhada numa proposta de ensino de argumentação construída e aplicada de modo colaborativo, em uma escola pública de ensino fundamental II. Entretanto, também apontou caminhos para um trabalho mais efetivo de desenvolvimento das capacidades argumentativas, relacionando-o à concepção de multiletramentos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayana Matildes da Silva Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Letras e Doutoranda em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora concursada da Rede Municipal de Ensino de Ibicaraí/BA.

Referências

Mayana Matildes da Silva Souza.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6244-813X
E-mail: mayanamay@hotmail.com
Doutoranda em Letras: Linguagens e Representações (PPGL/UESC), na área de Linguística Aplicada; mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Estadual de Santa Cruz (2018); especialista em Metodologia do Ensino de 1° e 2° Graus em Língua Portuguesa pela UESC (1997) e em Gestão Escolar pela UFBA (2008); graduada em Letras pela UESC (1993); participante do Centro de Estudos sobre Argumentação e Discurso (CNPq). Professora efetiva de Língua Portuguesa, Literatura e Redação na Educação Básica, nas redes de ensino estadual e municipal, em Ibicaraí/BA.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Souza, M. M. da S. (2022). LEITURA ARGUMENTATIVA, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS E INTERACIONAIS . Diálogos E Diversidade, 2, e15626. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/15626

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas leitoras na contemporaneidade