NARRATIVAS ORAIS: VISÕES DOS PROFESSORES SOBRE O POTENCIAL SÓCIO PEDAGÓGICO DAS NARRATIVAS ORAIS

Autores

Palavras-chave:

Potencial sociopedagógico das narrativas orais, Curso de formação continuada, currículo.

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados e a análise de uma pesquisa participante, de cunho qualitativa, junto a um grupo de professores da Educação Básica da cidade de Tapiramutá/Bahia, participantes do curso de formação sobre o uso pedagógico das narrativas orais. Objetivamos aqui trazer as discussões que emergiram no curso de formação quanto ao potencial sociopedagógico das narrativas orais dos contadores de história de Tapiramutá/Bahia numa perspectiva socioeducativa, partindo do entendimento das narrativas orais enquanto fontes de saberes e conhecimentos que se entrelaçam com a perspectiva multicultural/intercultural do currículo, para tanto, tomamos como percurso teórico as perspectivas de Canen e Xavier (2010), Giroux e Simon (1994) (1985), Moreira & Silva (2002).

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Biografia do Autor

Nádia Barros de Araújo, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP).

Antenor Rita Gomes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade.

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

Araújo, N. B. de, & Gomes, A. R. (2021). NARRATIVAS ORAIS: VISÕES DOS PROFESSORES SOBRE O POTENCIAL SÓCIO PEDAGÓGICO DAS NARRATIVAS ORAIS. Diálogos E Diversidade, 1, e12821. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/12821

Edição

Seção

Dossiê temático: História, memória e trajetórias educacionais