INVESTIGAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM LIBRAS
Palavras-chave:
Libras, Formação do professor, Coordenador PedagógicoResumo
O presente artigo objetivou investigar as contribuições do coordenador pedagógico na formação do professor em Libras. Partindo do pressuposto de que é um campo novo de atuação, o coordenador deve está preparado para o desafio, por ser até então pouco trabalhado em muitas escolas regulares. A investigação foi baseada em entrevistas estruturadas realizadas com duas coordenadoras pedagógicas da rede pública de ensino. A metodologia do projeto, e sob a qual esse texto está orientado, seguiu-se na abordagem qualitativa, tendo em vista que essa metodologia de pesquisa oferece ao pesquisador a oportunidade de aprofundamento sobre a temática. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada feita de forma individual e registrada em anotações. Os resultados apontam para o registro da importância do professor em aprender Libras e como o coordenador pedagógico pode oportunizar essa formação em sua instituição de ensino.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso; VIEIRA, Marili M. da Silva. O coordenador pedagógico e a questão dos saberes. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho et. al. O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2006. p.11-24.
AlMEIDA, Laurinda Ramalho. A dimensão relacional no processo de formação docente: uma abordagem possível. In: BRUNO, Eliane Bambino Gorgueira et. al. O coordenador pedagógico e a formação docente. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. p.77-88.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1996.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda Lopes Vieira Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Educação continuada: função essencial do coordenador pedagógico. In: GUIMARÃES, Ana Archangelo et. al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 9-12.
DELORS, Jacques. In: COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI. Educação: um tesouro a descobrir. Trad. Jose Carlos Eufrásio Portugal: ASA Editores: UNESCO, 1996.
FENEIS. Alfabeto em Libras. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org >. Acesso em: 06 maio 2010.
FERNANDES, Eulália et al. Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.
FRANCO, Francisco Carlos. O coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: BRUNO, Eliane Bambino Gorgueira et. al. O coordenador pedagógico e a formação docente. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. p.33-36.
FRIZANCO, Mary Lopes Esteves; HONORA, Márcia. Livro ilustrado de língua brasileira de sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
GARRIDO, Elsa. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In: BRUNO, Eliane Bambino Gorgueira et. al. O coordenador pedagógico e a formação docente. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. p. 9-16.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. Declaração de salamanca. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 06 maio 2010.
MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. Decreto nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 06 maio 2010.
MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. Lei nº. 10.436, de 24 de Abril de 2002. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 06 maio 2010.
PELT, Nancy Van. Como formar filhos vencedores. Trad. Sueli N. F. Oliveira. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2006.
PLANALTO FEDERAL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 06 maio 2010.
RODRIGUES, David; KREBS, Ruy; FREITAS, Soraia Napoleão (Org.). Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria, RS: UFSM, 2005.
SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.
SARMENTO, Maristela Lobão de Moraes. O coordenador pedagógico e o desafio das novas tecnologias. In: BRUNO, Eliane Bambino Gorgueira et. al. O coordenador pedagógico e a formação docente. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. p.63-70.
SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS. Dia Internacional dos Direitos Humanos. Disponível em: <http:// http://www.sedh.gov.br/>. Acesso em: 06 maio 2010.
SMITH, Deborah Deutsch. Introdução à educação especial: ensinar em tempos de inclusão. Trad. Sandra Moreira de Carvalho. 5. ed. Porto Alegre: Artemed, 2008.
UNESCO. CONFERÊNCIA MUNDIAL. Declaração mundial de educação para todos. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org >. Acesso em: 06 maio 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.