Narrativas de jovens do Rosado/RN: experiências dos mais velhos para a formação em coletividade
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p363-374Palavras-chave:
Jovens, Narrativas (auto)biográficas, Saberes da experiência, FormaçãoResumo
Este estudo objetiva compreender como os saberes da experiência dos mais velhos contribuem para a construção da formação dos jovens da Comunidade do Rosado/RN em seus espaços de possibilidades na dimensão do corpo, do tempo e do pertencimento ao lugar. As narrativas (auto)biográficas permitiram um registro dos espaços do lugar, da biografia do corpo, das lembranças e das experiências dos mais velhos compartilhadas com os jovens da Comunidade do Rosado - distrito de Porto do Mangue/RN. Utilizamos a pesquisa (auto)biográfica como método de investigação, consideramos as narrativas biográficas como acessíveis e identificáveis para a história de vida como práticas de formação constitutivo da experiência ao longo da vida. Compreendemos por meio das narrativas de dois jovens da comunidade, que as lições de aprendizagem dos mais velhos através dos saberes da experiência, nos seus espaços de vivencias são repassados para os jovens. Esses saberes da experiência, tais como: pescar, plantar, esculpir, rezar e costurar permanecem no lugar, de modo que os próprios jovens aprendem e compartilhem uns com os outros na construção de representações em coletividade. Esses sujeitos históricos e sociais tiram forças devido ao sentimento de pertença e à participação na construção e desenvolvimento dos espaços onde habitam.
Downloads
Referências
BARROS, Luis Felipe Fernandes. O Desenvolvimento do Geoturismo no município de Porto do Mangue/RN com base no complexo “Dunas do Rosado”: patrimônio geológico Potiguar. UFRN/Programa de Educação Tutorial (P.E.T.) Natal RN. Campinas, SeTur/SBE. Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas, 2(1), (2009). Disponível em: www.sbe.com.br. Acesso em: 20 jan. 2016.
BONDIÁ, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. Jan/Fev/Mar/Abr, p. 20-28. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Lingüística, (2002). Disponível em: www.scielo.br/. Acesso em: 31 maio 2017.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. Lembranças de velhos. 3ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, (1994).
FERNANDES, Stenio de Brito. Contar a vida, construir a formação: narrativas de empoderamento dos povos do mar da Comunidade do Rosado/RN. 2018. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Mossoró. 2018.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. 2 ed. rev. e amp. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, (2010a).
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: Edipucrs. Tradução de Albino Pozzer, (2010b).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 19ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (1987). Disponível em: www.dhnet.org.br. Acesso em: 27 dez. 2015.
DELORY-MOMBERGER, Chistine. Biografia, Corpo, Espaço. Tendências da pesquisa (auto) biográfica, In; PASSEGI, Maria da Conceição Passegi. Natal – RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, (2008a).
DELORY-MOMBERGER, Chistine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal – RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, (2008b).
PINEAU, Gaston. LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida; Tradução de Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi – Natal: EDUFRN, 2010.
RODAS, Hilderman Cardona; ARBOLEDA, Juan David Cardona. Heterotopías urbanas. Espacios de la exclusión y miradas biopolíticas de Medellín en el siglo XX. Revista Ciencias Sociales y Educación. Universidad de Medellín. Vol. 5, No. 9, p. 81-104, enero-junio de 2016. Disponível em: https://revistas.udem.edu.co/. Acesso em: 28 abr. 2020.