Investigar com as crianças: das narrativas à construção de conhecimento sobre si e sobre o outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1121-1135

Resumo

A imagem ocidental da criança contemporânea que subscrevemos – ativa, competente, com agência própria – desafia as concepções e as práticas das educadoras de infância. O propósito que nos move na escrita deste texto reside na análise de modos de participação das crianças em contextos educativos e na relevância das narrativas (auto)biográficas na organização do trabalho pedagógico. Neste artigo, procuraremos desconstruir como atender às narrativas (auto)biográficas que os meninos e as meninas constantemente produzem pode permitir um processo educativo bem sustentado e significativo no desenvolvimento pessoal de cada uma e no desenvolvimento profissional do educador. A base de análise aqui mobilizada foi constituída pela observação de um grupo de crianças entre três e cinco anos de idade que frequentam um jardim de infância de uma localidade da região norte de Portugal. De forma mais específica, procuraremos discutir a relevância das investigações com as crianças em três cenários: 1) partindo das narrativas das crianças como reconhecimento do direito a serem ouvidas e respeitadas em seus interesses, necessidades e modos próprios de participação; 2) como princípio básico na planificação e organização da ação educativa em uma perspectiva de trabalho com projetos; 3) como elemento essencial para (re)pensar a formação de professores partindo da ideia de que a investigação no cotidiano das práticas permite o desenvolvimento da capacidade investigativa e reflexiva de crianças e adultos.

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Biografia do Autor

Teresa Sarmento, Universidade do Minho, Braga

Professora e investigadora no Instituto de Educação, integrada no Departamento de Ciências Sociais da Educação e no Centro de Investigação em Estudos da Criança. Iniciou a sua formação como educadora de infância tendo posteriormente realizado a licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais. Em 2000 doutorou-se em Estudos da Criança com uma tese sobre identidades profissionais de educadoras de infância. A sua investigação centra-se na formação de professores, identidades profissionais, crianças e seus contextos, situando-se metodologicamente no campo dos estudos qualitativos, com foco especial em narrativas biográficas, com número elevado de publicações nacionais e internacionais.

Milena Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora da Universidade Federal do Semi-àrido e doutoranda da Universidade do Minho.

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Publicado

2020-10-11

Como Citar

SARMENTO, T.; OLIVEIRA, M. Investigar com as crianças: das narrativas à construção de conhecimento sobre si e sobre o outro . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1121–1135, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1121-1135. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8289. Acesso em: 18 abr. 2024.