Chamada de artigos Dossiê percursos narrativos em educação matemática - V. 4, n. 10 – Jan./Abr. 2019

2018-11-14

Dossiê percursos narrativos em educação matemática

V. 4, n. 10 – Jan./Abr. 2019

 

Na última década tem-se ampliado o diálogo entre a perspectiva da Pesquisa (Auto)biográfica e a produção científica em Educação Matemática, seja no contexto brasileiro, seja no internacional. Diferentes grupos e redes de pesquisa nacional e internacional vêm se debruçado sobre o trabalho no campo da pesquisa e da formação com utilização de aportes epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica.

Certamente, tal interesse se deve às possibilidades de teorizações de questões epistêmico-metodológicas sobre a pesquisa (auto)biográfica e as narrativas e suas relações com a Educação Matemática. Além, de explorar a historicidade, aspecto marcante das narrativas e das práticas pedagógicas, bem como, a compreensão de práticas sociais relativas à Educação Matemática.

As narrativas, em suas múltiplas modalidades: histórias de vida de educadores, narrativas de trajetórias profissionais, narrativas de estudantes (crianças, adolescentes ou adultos), narrativas de práticas, memoriais de formação, dentre outras, têm revelado as potencialidades das narrativas como dispositivos de pesquisa-formação, bem como singularidades no âmbito da pesquisa educacional e contribuído para as diferentes compreensões sobre o ensinar e o aprender matemática, assim como, sobre as dimensões da profissão do professor que ensina matemática.

O dossiê objetiva dar continuidade, ampliar o debate e a divulgação de grupos de pesquisa, redes de colaboração nacional e internacional que tematizam questões de pesquisa-formação sobre narrativas, (auto)biografias, práticas de formação e suas interfaces com a Educação Matemática.

 

Coordenação:

Adair Mendes Nacarato (USF)

Cármen Passos (UFSCAR)

Celi Espasandin Lopes (UNICID)

 

Submissão de textos: até 10 de janeiro de 2019

Submissão de trabalhos, http://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/ Conselho Editorial da RBPAB