Inventar, reinventar e narrar: práticas pedagógicas durante o isolamento social.

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p312-327

Parole chiave:

Pandemia, Educação, Criação, Desigualdades sociais, Cotidianos

Abstract

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da educação diante do advento da pandemia causada pela Covid-19 e suas implicações nos processos educativos brasileiros e nos cotidianos escolares, buscando ‘conversar’ e narrar as invenções e reinvenções elaboradas por docentes/discentes em diferentes espaços educativos. Para tal, utilizamos como principais referências teórica-metodológicas os estudos com os cotidianos em Michel de Certeau (2014) e Nilda Alves (2010, 2019a)  e as ‘conversas’ também com  Nilda Alves (2019b) , além da ideia da pedagogia como suplemento em Deleuze (2013), face às criações permanentes e necessárias. Recorremos à literatura para pensar as etapas pelos quais se forjam os processos de ‘aprendizagemensino’, indicando processos possíveis e que vão além das políticas de regulação que surgem e tentam delimitar a ação docente.

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Biografie autore

Thamy Lobo, UERJ

Mestranda em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Letras: Português- Literatura  pela Universidade da Cidade. Grupo de pesquisa: Currículos e cotidianos e redes educativas e imagens e sons e ...

 

Renata Rocha de Oliveira, UERJ

Mestranda em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista CAPES/DS. Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e  Afro-brasileiras (IFRJ). Graduada em Pedagogia pela UERJ/FFP. Grupo de pesquisa: Currículos e cotidianos e redes educativas e imagens e sons e ...  

 

Maria Cecília Castro, UERJ

Doutoranda em Educação - Programa de Pós Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação: PROPED-UERJ.Graduada em Pedagogia - UERJ. Professora do Colégio Universitário Geraldo Reis - Coluni - UFF. Bolsista CAPES - Programa de Excelência Acadêmica. Grupo de pesquisa: Currículos e cotidianos e redes educativas e imagens e sons e ...

 

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Pubblicato

2021-05-31

Come citare

LOBO, T.; DE OLIVEIRA, R. R.; CASTRO, M. C. Inventar, reinventar e narrar: práticas pedagógicas durante o isolamento social. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 312–327, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p312-327. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9212. Acesso em: 22 dic. 2024.