Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p720-739

Palavras-chave:

Gênero e Educação, Ensino Remoto, Trabalho Feminino.

Resumo

Durante a pandemia do novo Coronavírus e as demandas educacionais derivadas, professores e professoras assumiram os desafios do ensino remoto e dos tensionamentos advindos das circunstâncias emergentes. Para algumas professoras, a realização das atividades profissionais acrescidas às responsabilidades maternas e domésticas trouxe implicações relacionadas à dinâmica de gênero no âmbito da docência. Focalizando este aporte, o texto busca examinar as condições de polivalência e sobrecarga de trabalho de cinco professoras pesquisadas. A estratégia metodológica articula dados obtidos de um questionário semiestruturado para embasar uma análise qualitativa da problemática. Constatou-se que o processo de subjetivação de gênero emergiu nos tempos e espaços docentes impactando de modo expressivo o desenvolvimento das aulas remotas, mas, ao mesmo tempo, evidenciando a capacidade de resiliência das professoras em suas reinvenções cotidianas.

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Biografia do Autor

Robson Lima Arruda, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba, é Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2009), Mestre em Psicanálise Aplicada à Saúde e Educação pela UNIDERC/ABEPE (2015), Especialista em Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde pela ANCHIETA (2014) e Especialista em Educação Básica pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2011). Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação (DECOM/UEPB) e Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN/UEPB). Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Vertente do Lério - PE e Analista Educacional na rede Estadual de Pernambuco.

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Professora Associada do Departamento de Comunicação Social (UEPB). Professora e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB), com atuação na Linha de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Formação Docente. Integrante dos Grupos de Pesquisa: TECLIN- Tecnologias, Culturas e Linguagens (PPGFP/UEPB), Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular (DECOM/UEPB). 

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Publicado

2021-09-07

Como Citar

ARRUDA, R. L.; NASCIMENTO, R. N. A. Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 720–739, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p720-739. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9179. Acesso em: 18 abr. 2024.