Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1421-1434Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar experiências vividas no cotidiano de estágio supervisionado realizado na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), vinculada à Faculdade de Formação de Professores (UFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A proposta teórico-metodológica do estudo é de natureza qualitativa com destaque à narrativa de experiências educativas como modalidade de formação de professores e como instrumento de coleta de informações, possibilitando entrecruzar formação e pesquisa a partir do estágio supervisionado, meta da proposta curricular. A seguir, faremos mensão aos temas apresentados à luz de alguns autores tomados como referência para darmos sentido às narrativas no contexto educativo: 1) contextualização do lócus de estágio; 2) o exercício de rememorar: uma oportunidade de educar o olhar; 3) roda de conversas: uma proposta de aprendizagem coletiva, que consistia da imersão na rotina da Educação Infantil; paralelamente, um encontro diário com a supervisão com as rodas de conversas, nas quais refletiamos sobre as memórias de vida por meio de fragmentos de memórias, elementos estruturantes das narrativas e instrumentos de pesquisa. As produções descritas dos diários de campo, fontes para as atividades de discussão, análise e pesquisa, contribuíram para compreender e atribuir significados à experiência humana no processo de formação docente.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARAUJO, Mairce da Silva, MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos, FARIA, Danusa Tederiche Borges. Formación entre pares y la escrita de maestros: accion entre colectivos docentes de Brasil y Perú. Comunicação submetida ao V Encuentro Nacional de Colectivos y Redes de Maestros y Maestras que hacen investigación y innovación desde la escuela y comunidad, Cusco, Peru, 2018.
BARROS, Manoel de in: Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996.
BELEM, Valéria. Cabelo de Lelê. Ilustrações Adriana Mendonça. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. 7ª. Ed. São Paulo: Brasiliense. 1994.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002b.
KRAMER, S.; NUNES M. F. R.’; CORSINO, P. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, 220p. 69-85, jan./abr. 2011.
LARROSSA, Jorge.Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia e GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em revista. vol.31, n.1, p.17-44, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n1/0102-4698-edur-31-01-00017.pdf> , Acesso em: 30 set. 2019.
NÒVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, MS/DRHS/CFAP, 1988.
PRADO, Guilherme Val Toledo e SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram a história de Formação. In: PRADO, Guilherme Val Toledo e SOLIGO, Rosaura (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações subversões e superações. 2.ed. Campinas: Alínea, v.1. p.45-60, 2007.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; SERODIO, Lena Arrais; PROENÇA Heloisa Helena Dias Martins; RODRIGUES, Nara Caetano. (Organizadores) Metodologia Narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015.
PROUST, Marcel. A sombra das raparigas em flor. São Paulo: Globo, Vol. 2. 15ª ed.,2005.
ROSA, Maria Inês Petrucci; RAMOS, Tacita Ansanello; CORRÊA, Bianca Rodrigues; JUNIOR, Admir Soares de Almeida. Narrativas e mônadas: potencialidades para uma outra compreensão de currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 1, p. 198-217, 2011. Disponível em:< http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss1articles/rosa-ramos-correa-junior.pdf >, Acesso em: 05 jun. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1987.
SILVA, Lilian Lopes Martin da. Entre estágios, diários de campo, leituras. In: Vários autores. Culturas infantis em creches e pré-escolas: estágio e pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2011.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de SI: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Tese de Doutorado, UFBA, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10267/1/Tese_Elizeu%20Souza.pdf. Acesso em: 05 abr. 2019.