Memórias de vida-formação de mulheres professoras
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1407-1420Résumé
Esse trabalho visa investigar elementos das trajetórias biográficas de oito mulheres que se tornaram professoras universitárias. O estudo está inserido na perspectiva metodológica das histórias de vida e, mais especificamente, nas (auto)biografias que contemplam as narrativas de investigação profissional. Foi desenvolvido na cidade do Recife em uma instituição pública de ensino superior e coletados depoimentos das professoras em três etapas que envolvem da infância à vida adulta, buscando compreender experiências vivenciadas que contribuíram para suas escolhas e atuação profissional no campo das Artes Visuais. As temáticas da memória e narrativa (auto)biográfica estão embasadas em autores(as) como Bergson (2010), Bosi (2003), Candau (2012), Halbwachs (2003), Bernardes (2015), Delory-Momberger (2015), Domingo (2015) e Monteagudo (2015). O texto foca em duas etapas de vida – a infância e a adolescência – e mostra como se deram as aproximações e contatos com a Arte e experiências artísticas para essas mulheres. Ressalta as caracterizações gerais da família, as aulas de arte, os espaços culturais frequentados, lugares de maior interesse e atividades de ócio preferidas.
Téléchargements
Références
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BERNARDES, Rosvita Kolb; VELLOSO, Luciana Mendes. Experiências biográficas: reconhecer-se incompleto. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Og.). (Auto)Biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, p.243-257.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.
CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2012.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Narrativa de Investigação profissional: um dispositivo de pesquisa-formação sob a forma de uma escrita implicada. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Og.). (Auto)Biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, p.161-171.
DOMINGO, José Contreras. Profundizar narrativamente la educación. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Og.). (Auto)Biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, p.37-61.
DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos. Curitiba: Criar Edições Ltda, 2010.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
MEIRELES, Mariana Martins de. Entrevista narrativa e hermenêutica de si: fonte de pesquisa (auto)biográfica e perspectiva de análises. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Og.). (Auto)Biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, p.285-296.
MONTEAGUDO, José González. As histórias de vida em educação: entre formação, pesquisa e testemunho. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Og.). (Auto)Biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, p.59-95.
MONTENEGRO, Antonio Torres. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010.
PEÑA, Andrés Klaus Runge. Prefácio. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Og.). (Auto)Biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 9-24.
PEREIRA, Ana Cristina Silva de Oliveira; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. O ensino como prática de investigação-formação: narrativas de professores universitários. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Og.). (Auto)Biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 307-326.
PINEAU, Gaston. Histórias de vida e alternância. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Og.). (Auto)Biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, p.25-40.
SAWYER, Donald; MARTINE, George. Educação e transição demográfica: população em idade escolar no Brasil. Série Documental Relatos de Pesquisa, Brasília: Inep/MEC, v.1, 2ªedição, p.51-96, 2002. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/488155. Acessado em 05.04.2020.
AUTORA. A inserção da arte no currículo escolar (Pernambuco, 1950-1980). 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
AUTORA. Escolarizações da Arte: dos anos 60 aos 80 do século XX (Recife – Pernambuco). 2010. 256 f. Tese. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
AUTORA; SANTOS, Amanda Priscila; AZEVEDO, Milena Leite de. Memórias não são só Memórias. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.
AUTORA. Memórias de Professoras das Artes Visuais. In 26º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), 26ªedição, 2017, Campinas. Anais 26ºEncontro da ANPAP Memórias e InventAções. Campinas: PUC, 2017. P.745-755.