Histórias de vida em pesquisa (auto)biográfica: circuito que inclui tempos, lugares e autorregulação da aprendizagem

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p71-90

Mots-clés :

Histórias de vida, Tempo/lugar biográfico, Autorregulação da aprendizagem.

Résumé

Nossa proposta ao escrever este artigo foi buscar entender o tempo/lugar biográfico que inclui, no tempo da narrativa, o tempo objetivo e o tempo subjetivo. Esses tempos são vividos por educadores que percebem o seu tempo/lugar de diferentes maneiras, mas que, para eles, se constitui em um tempo/lugar de realizações, as quais influenciam reflexões que permitem ao sujeito aprender sobre si e sobre seu fazer, entendimento esse relevante para a autorregulação de ações direcionadas a uma vida mais profícua e feliz. Estabelecemos, dessa forma, um elo entre narrativas em histórias de vida, (auto)formação e autorregulação da aprendizagem, uma vez que, no percurso da vida, as pessoas encontram desafios, tensionamentos, alegrias e preocupações, os quais, ao serem narrados reflexivamente, contribuem para entender as vivências, desafios e obstáculos de ordem pessoal/profissional e para autorregulá-los. Essas dimensões foram por nós empiricamente observadas mediante o estudo da história de vida de uma destacada educadora/pesquisadora sul-rio-grandense – Maria Helena Menna Barreto Abrahão – realizado, tendo como fontes de análise narrativas a respeito dessa educadora/pesquisadora em publicações de ex-orientandos, colegas e amigos, além do próprio memorial por ela publicado, marcado pela reflexão sobre percursos pessoais, profissionais vividos e práticas de (auto)formação vivenciadas segundo tempos/lugares biográficos que lhes imprimem significado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Professora Adjunta da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas

Docente da disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação e de Seminários avançados sobre Autorregulação da Aprendizagem no Programa de Pós-Graduação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas.

 

Ana Maragrida da Veiga Simão, Universidade de Lisboa

Professora catedrática na Faculdade de Psicologia (FP) da Universidade de Lisboa (UL_. Coordenadora da área de especialização e do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação. Investigadora no Centro de Investigação em Ciência Psicológica da FP-UL. Investigação em autorregulação da aprendizagem, desenvolvimento profissional de professores, bullying e cyberbullying. Site: www.peo.psicologia.ulisboa.pt.

Références

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Do paradigma tecnicista à aventura (auto)biográfica – narrativa de uma pesquisadora em educação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (org.). A nova aventura (auto)biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018a. p. 293-340.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; Da CUNHA, Jorge Luiz; VILLAS BÔAS, Lúcia. (org.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018b. p. 25-49.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Reinventando a personagem de uma história que tinha tudo para não dar certo: Carlos Nelson dos Reis. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Memórias, identidades, experiências …Destacados Educadores Brasileiros em Histórias de Vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018c. p. 43-70.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Memórias, identidades, experiências...destacados educadores brasileiros em Histórias de Vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018d.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FERREIRA, Márcia Santos (org.). Perspectivas epistemo-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2016a. p. 29-50.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A (re)invenção da personagem - revisitando a história de vida de uma destacada educadora sul-rio-grandense mediante leitura de fontes imagéticas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.) Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016b. p. 263-286.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016c.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Fontes orais, escritas e (áudio)visuais em pesquisa (auto)biográfica: palavra dada, escuta atenta, compreensão cênica. O studium e o punctum possíveis. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (org.). Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014a. p. 57-77.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Fuentes visuales y audiovisuales en la investigación (auto)biográfica - notas teóricas y metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BOLÍVAR, Antonio (org.). La investigación (auto)biográfica en educación: miradas cruzadas entre Brasil y España. Granada: Editorial Universidad de Granada; Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014b. p. 142-173.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Memórias memoráveis: educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS/ Ed. IPA, 2013.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas de autoformação: escritas de si, autorregulação da aprendizagem e reflexividade na prática pedagógica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Pesquisa (auto)biográfica em rede. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012a. p. 141-163.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria Conceição. As narrativas de formação, a Teoria do Professor Reflexivo e a autorregulação da aprendizagem: uma possível aproximação. In: VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo.; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012b. p. 53-71.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas (auto)biográficas de formação e o entrelaçamento com a autorregulação da aprendizagem. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). (Auto)biografia e formação humana. Natal/Porto Alegre: EDUFRN/EDIPUCRS, 2010. p. 191-216.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Educadores sul-rio-grandenses: muita vida nas histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica - tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (org.). A aventura (auto) biográfica: Teoria e Empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004a.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Identidade e vida de educadores rio-grandenses: narrativas na primeira pessoa (...e em muitas outras). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004b.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). História e histórias de vida: destacados educadores fazem a história da educação rio-grandense. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. Madrid: Comunicación, 1970.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense. Obras Escolhidas, 1994. p. 91-107.

BOLÍVAR, Antonio. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A nova aventura (auto)biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 7-27.

BOLÍVAR, Antonio. Metodología de la investigación biográfico-narrativa: recogida y análisis de datos. In: PASSEGGI, Maria Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.) Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica – TOMO. II Porto Alegre: EDIPUCRS; Natal: EDUFRN, Salvador: EDUNEB, 2012. p. 79-109.

CATANI, Denice Barbara. Ficções teóricas e ficções (auto)biográficas: elementos para uma reflexão sobre ciência e formação no campo educacional. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (org). Pesquisa (auto)biográfica: fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014. p. 27-37.

DELORY-MOBERGER, Christine. “De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?”. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino (orgs.). Coleção Pesquisa (Auto)Biográfica: temas transversais. Natal/Salvador/Porto Alegre: EDUFRN/ EDUNEB/EDIPUCRS, 2012a.

DELORY-MOBERGER, Christine. A pesquisa biográfica; projeto epistemológico e perspectivas metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria Conceição (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica – Tomo I. Natal, Porto Alegre, Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012b. p. 71-91.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação. São Paulo: Paulus, Natal: EDUFRN, 2008.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Compreensão Cênica: possibilidades interpretativas de narrativa de (auto)formação de ex-pibidianas. Educação em Pesquisa, São Paulo, v. 45. p. 1-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945190102 Acessado em: 10/09/2019.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Encontro com Maria Helena Menna Barreto Abrahão - tempo, memória, lembranças de histórias vividas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Memórias, identidades, experiências ... Destacados Educadores Brasileiros em História de Vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 175-215.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas de si e autorregulação da Aprendizagem. In: BARREIRO, Cristhianny Bento; CASTRO, Beatriz Helena Viana (Orgs.). Narrativas e pesquisa em educação. CRV, Cutitiba, 2017. p. 21-38.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Estratégias autorregulatórias para mediar os processos de ensino e de aprendizagem. Educação. (UFPel. Dossiê), v. 1, n. 42, 2012. Disponível em: doi: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i42. Acesso em: 10 set. 2019.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Abordagem (auto)biográfica: narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, Porto Alegre, 34 (2), p. 198-206, 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8705. Acesso em: 20 set. 2019.

HONÓRIO FILHO, Wolney; ERBS, Rita Tatiana Cardoso. Temporalidade biográfica nas Histórias de Vida. In: SOUZA, Elizeu Clementino; VICENTINI, Paula Perin; CELI Lopes (org.). In: Vida, narrativa e resistência: biografização e empoderamento. Curitiba: CRV, 2018. p. 233-250.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

LOIZOS, Peter. Vídeo, Filme e Fotografias como Documentos de Pesquisa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 137-155.

MARINAS, José Miguel. Lo inconsciente en las historias. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (org.). Pesquisa (Auto)Biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014. v. 1, p. 39-55.

MARINAS, José Miguel. La escucha en la historia oral. Palabra dada. Madrid: Editorial Síntesis, 2007.

PASSEGGI, Maria Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; DELORY-MOMBERGER, Christine. Reabrir o passado, inventar o devir: a inenarrável condição biográfica do ser. In: PASSEGGI, Maria Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica – Tomo II. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUEB, 2012. p. 29-57.

PINEAU, Gaston. A tríplice aventura (auto)biográfica: a expressão, a socialização e a formação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo I. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDUNEB/EDIPUCRS, 2012. p. 139-158.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 2007.

RICOEUR, Paul. Del texto a la acción. Ensayos de Hermenêutica II. México: Fondo de Cultura Económica, 2002.

RICOEUR. Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Papirus, 1995. Tomo II.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Campinas: Papirus, 1990.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2010.

SANTAMARINA, Cristina; MARINAS, José Miguel. Historias de vida y historia oral. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRRES, Juan Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madrid: Editorial Síntesis, 1994. p. 255-287.

SOUZA, Elizeu Clementino. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 135-148.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, Pelotas, v.45, p. 2-20, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3814. Acesso em: 25 set. 2019.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Entrelaçar experiências narrativas com a autorregulação da aprendizagem. In: Abrahão. Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica em rede. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012a. p. 113-140.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. O valor da estimulação da recordação no desenvolvimento de práticas docentes reflexivas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo (org.). Práticas docentes e práticas de(auto)formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012b. p. 120-144.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012.

ZIMMERMAN, Barry. Self-regulation: Where metacognition intersect. In: Hacker, Douglas; DUNLOSKY, John; GRAESSER, Arthur. Handbook of metacognition in education. Ney York: Routledge, 2009. p. 299-316.

ZIMMERMAN, Barry; RISEMBERG, Rafael. Self-regulatory dimensions of academic learning and motivation. In: Gary Phye (ed.), Handbook of academic learning. San Diego, CA: Academic Press, 1997. p. 105-125.

Téléchargements

Publié-e

2020-06-28

Comment citer

FRISON, L. M. B.; VEIGA SIMÃO, A. M. da. Histórias de vida em pesquisa (auto)biográfica: circuito que inclui tempos, lugares e autorregulação da aprendizagem. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 71–90, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p71-90. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7508. Acesso em: 17 juill. 2024.