Sentidos ao seu viver: Jessy Cherem uma educadora em trânsito (Santa Catarina, 1960-1980)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p194-209

Mots-clés :

Formação de educadores, Trajetórias, Mulheres viajantes, Arquivos pessoais

Résumé

O texto pretende apresentar aspectos e construir sentidos sobre a trajetória de Jessy Cherem (1929-2014), uma professora catarinense que protagonizou deslocamentos – tanto em âmbito nacional como estadual – que tiveram como intuito tanto seu aperfeiçoamento profissional como sua atuação posteriormente dedicada à formação de educadores e diretores escolares em diversos municípios catarinenses e em outros estados brasileiros. Analisar os deslocamentos dessa profissional criou possibilidades para observar brechas para recompor questões mais gerais sobre campanhas de formação de professores, como para problematizar a presença de mulheres viajantes e das redes que fomentaram em seu trânsito. Considerando as potencialidades e limites do tema, a investigação contou com documentos que integram o seu arquivo pessoal, entrecruzados com as próprias entrevistas dadas em vida pela professora sobre esse tema.

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Susane da Costa Waschinewski, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas. Participa do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL) vinculados ao Laboratório de Patrimônio Cultural (LapPac - UDESC). Mestre em Educação (2017) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Memória. Membro do grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) da mesma instituição. Graduada em Geografia, com Habilitação em Licenciatura e Bacharel. Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA) pela instituição Federal de Ensino (IFSC). 

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Docente permanente dos Programa de Pós-Graduação em História Educação (PPGHE) e Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem Mestrado em História do Brasil (UFSC) e Doutorado em Educação/História e Filosofia (USP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1-D, pelo CNPq. 

 

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Decreto

SANTA CATARINA. Secretaria da Justiça, Educação e Saúde. Departamento de Educação. Decreto n. 3735, de 17 de dezembro de 1946. Estabelece o regulamento para os estabelecimentos de ensino primário no Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 1947.

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Publié-e

2020-06-28

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WASCHINEWSKI, S. da C.; SANTOS CUNHA, M. T. Sentidos ao seu viver: Jessy Cherem uma educadora em trânsito (Santa Catarina, 1960-1980). REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 194–209, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p194-209. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7370. Acesso em: 17 juill. 2024.