Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1435-1453

Résumé

Este trabalho teve como objetivo compreender o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras. A pesquisa utilizou a metodologia de história de vida e formação, com base em Josso (2010), utilizando narrativas de histórias de vida e formação, realizadas com quatro professoras alfabetizadoras de escolas municipais, em tempos diferentes da profissão. Os dados foram organizados e categorizados a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (2011), revelando os seguintes elementos constitutivos do desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: os laços de parentesco como primeiras forças a impulsionar a escolha pela profissão; as forças de trabalho do magistério que se constituiu como atividade feminina;  laços geracionais, estabelecidos com alunos ao longo da trajetória profissional; laços profissionais que possibilitam transformações  no fazer do professor; processos formativos que se constituem como laços contextuais da profissão constituídos nas e pelas relações estabelecidas com o grupo de trabalho, produzindo os conhecimentos da professora alfabetizadora e  marcando momentos de transformação no desenvolvimento profissional. Os elementos analisados encaminham para a compreensão do desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras como um processo interlaçado pela prática, formação para o exercício do magistério e pelas aprendizagens representativas do momento histórico e social da educação, que originam “laços” que passam a constituir o processo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Liliamar Hoça, Universidade Cesumar

Doutora e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); graduada em Pedagogia. Pesquisadora integrante do grupo Práxis Educativa-Dimensões e Processos da PUCPR, professora universitária Universidade Cesumar (UniCesumar), pedagoga da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, exercendo a função de diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Ronaldo Vadson Schwantes, em Curitiba (PR).

Références

ABRAMOWSKI, Ana. Maneras de querer: los afectos docentes en las relaciones pedagógicas. Buenos Aires: Paidós, 2010.

ACEVEDO, Maria José; VOLNOVICH, Juan Carlos. El Espacio Institucional. Buenos Aires: Lugar Editorial, 1991.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010.

FENSTERMACHER, G. e BERLINER, D. (1985). Determining the value of staff development. Elementary School Journal, 85 (3): 281-314. In: MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

GATTI, Bernadete Angelina. Os Professores e Suas Identidades: o desenvolvimento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, nº 98, Fundação Carlos Chagas, SP: Cortez,1996.

GATTI, Bernadete Angelina.; BARRETO, Elba Siqueira. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).

HOÇA, Liliamar. Desenvolvimento Profissional de Professoras Alfabetizadoras 2017. 215 f. Tese. (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2017.

HUBERMAN, Michël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2007.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 2ª edição. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

_____________________. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, ano XXX, v. 3, n. 63, p. 413-438, set/dez. 20076. Disponível em: <http://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf>. Acesso em 23 set. 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres nas salas de aulas. In Priore, Mary Del. (org.) História das mulheres no Brasil. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

______________________. El professorado principiante: Inserción a la docencia. Barcelona: Ediciones Octaedro, S.L, 2009.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 285-300, maio/ago, 2010. Disponível em:

<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=3607&dd99=view&dd98=pb> Acesso em 15 jul 2015.

MARTINS, Pura Lúcia O. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. 7ª ed., São Paulo: Loyola, 2002.

NIAS, Jennifer. Changing Times, Changing Identities: Grieving for a Lost Self. In Educational Research and Evaluation [ed. R. Burgess]. Lewes: The Falmer Press, 1991. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Profissão Professor. 2ª ed. Porto, Portugal: Porto Editora. 1999.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-11

Comment citer

HOÇA, L. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1435–1453, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1435-1453. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7325. Acesso em: 23 nov. 2024.