TERRITÓRIOS EXISTENCIAIS E NARRATIVAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES

Auteurs-es

  • Dina Maria Rosário dos Santos UNEB

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n2.p356-369

Mots-clés :

Entrevista narrativa. Território existencial. Trajetória escolar. Cartografia

Résumé

Este artigo apresenta o processo de construção e os territórios existenciais, tomados como intercessores deleuzo-guattarianos, produzidos no âmbito da pesquisa “Nômades do Saber: uma cartografia de trajetórias escolares migrantes na Bahia/Brasil”. Tais territórios emergem das entrevistas narrativas utilizadas na pesquisa, como recurso para acessar os deslocamentos físicos e simbólicos que compõem as trajetórias escolares migrantes e as linhas de fuga ao mapa geopolítico do conhecimento. As narrativas agudam a sua importância no momento em que são acolhidas na sua singularidade heurística. Os territórios são espaços sociopolíticos e histórico-culturais produzidos/produtores de subjetividades. Os territórios são o palco dos dinâmicos mapas psicossociais trazidos à tona pelas narrativas. Escolher trabalhar com narrativas biográficas requer desvelo pelo inusitado. O artigo arrisca ponderar sobre o uso dos territórios existenciais como estratégia para análise/interpretação de narrativas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. As narrativas de si ressignificadas pelo emprego do método autobiográfico. In: SOUZA, Eliseu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006. p. 149-170.

BARROS, Laura Pozzana; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS Eduardo; KASTRUP Virgínia; ESCÓSSIA Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010. p. 52-75.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: Editora EDUFRN; São Paulo: Editora Paulus, 2010.

BOLÍVAR, Antonio. ¿De nobis ipsis silemus?: epistemologia de la investigación biográfico-narrativa em educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, México, Universidad Autónoma de Baja California, v. 4, n. 1, p. 1-26, fev. 2002.

BOURDIEU, Pierre. Préface. In: DOISE, Willem; CLEMENCE, Alain; LORENZI-CIOLDI, Fabio. Représentations sociales et analyses de données. Grenoble: P.U.G., 1992. p. 2-3.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. (Orgs.). Escritos de Educação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. p. 73-79.

CAIAFA, Janice. Aventura das cidades. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2007.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 2014.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida... Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 10-18, jul./dez. 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Trad. Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 5. Trad. Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escrita, 1998.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagem metodológica na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012.

ELBAZ-LUWISCH, Freema. O ensino e a identidade narrativa. Revista de Educação, Lisboa, v. 11, n. 2, p. 21-33, 2002.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/ Departamento de Recursos Humanos, 1988. p. 17-34.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

JOSSO, Marie-Christine. As histórias de vida abrem novas potencialidades às pessoas: entrevista com Marie-Christine Josso. Aprender ao longo da vida, n. 2, p. 16-23, 2004.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista narrativa. In: GASKEL, George; BAUER, Martin. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 90-113.

LABOV, William. The transformation of experience in narrative sintax. In: ______. (Ed.). Language in the Inner City. Philadelphia: University of Pennsylvania, 1972. p. 352-96. ______. Speech actions and reactions in personal narrative. In: TANNEN, Deborah. (Ed.). Analyzing discourse: text and talk. Washington: Georgetown University Press, 1982. p. 12-44.

LINS, Daniel. Mangue’s school ou por uma pedagogia rizomática. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1229-1256, set./dez. 2005.

MAFFESOLI, Michael. Sobre o nomadismo. Vagabundagens pós-modernas. Trad. Manoel de Castro. Rio de Janeiro: Record, 2001.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Docência, trajetórias pessoais e desenvolvimento profissional. In: REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. (Orgs.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos, SP: EDUFSCar, 1996.

NOGUEIRA, Maria Alice. A construção da excelência escolar – um estudo de trajetórias feito com estudantes universitários provenientes das camadas médias intelectualizadas. In: NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir; ROMANELLI, Geraldo. (Orgs.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 125-154.

NOGUEIRA, Cláudio; FORTES, Maria de Fátima. A importância dos estudos sobre trajetórias escolares na Sociologia da Educação contemporânea. Revista Paidéia, Belo Horizonte, Ano III, n. 2, 2004 Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/paideia/article/view/1339>. Acesso em: abr. 2016.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias de sua vida. In: ______. (Org.). A vida de professores. Porto: Porto Editora, 2000. p. 11-30.

PINEAU, Gaston. Temporalités em formation: vers de nouveaux synchroniseurs. Paris: Anthropos, 2000.

PINEAU. Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 329-343, mai./ago. 2006.

POIRIER, Jean et. alii. Histórias de vida: teoria e prática. Trad. de João Quintela. Oeiras: Celta, 1999.

RIESSMAN, Catherine. Narrative analysis. California: Sage, 1993.

ROLNIK, Sueli. Cartografia sentimental. Porto Alegre: Sulina, 2007.

ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Portugal: Afrontamento, 2002.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SOUZA, Eliseu Clementino de. Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Eliseu Clementino de. (Orgs.). (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus, 2008. p. 85-101.

SOUZA, Eliseu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22- 39, jan./abr. 2006.

SOUZA, Paulo Renato. A universidade e a crise da educação. Revista da USP, n. 8, p. 27-32, dez./fev. 1990/1991.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 226-237, mai./ago. 2006.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Téléchargements

Comment citer

SANTOS, D. M. R. dos. TERRITÓRIOS EXISTENCIAIS E NARRATIVAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 356–369, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n2.p356-369. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2668. Acesso em: 4 déc. 2024.