ITINERÂNCIAS DE CARMEN TEIXEIRA: VIDA/FORMAÇÃO DA EDUCADORA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p162-175Mots-clés :
História de vida. Gênero. ProfissionalidadeRésumé
O interesse investigativo plasmou-se na dimensão reflexiva do procedimento biográfico de Carmen Teixeira, o que nos permitiu tratar, como objeto-processo de pesquisa, os componentes de sua formação pessoal/profissional e a contribuição como educadora/gestora, nos projetos desenvolvidos no âmbito da educação integral e na formação de professoras na Bahia, bem como sua inserção em espaços técnico-administrativos educacionais. O problema da pesquisa configurou-se em questionar: quais as itinerâncias de vida/formação de Carmen Teixeira em sua atividade profissional na educação da Bahia visibilizadas pelas questões de gênero? O objetivo geral foi investigar e reconstruir as itinerâncias de Carmen Teixeira na Bahia pelas relações de gênero. A pesquisa biográfica esteve fundamentada nos referenciais e epistemologias de histórias de vida e de gênero, com abordagem qualitativa e (auto) biográfica, utilizando entrevistas semiestruturadas na coleta de informações, além de materiais biográficos secundários. Concluiu-se que o método biográfico favoreceu um movimento de investigação sobre a dimensão pessoal e o processo de formação, para entender sentimentos, representações e evidências de invisibilidade do seu papel, no desempenho das atividades profissionais, presentes nas relações de gênero, desde a infância à vida adulta, desvelando, assim, as barreiras que lhe foram interpostas nas relações de gênero, no cenário político-educacional, no espaço público, ocupado predominantemente pelo sexo masculino.
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