A narrativa biográfica no debate acadêmico contemporâneo: uma contribuição bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p796-814

Palavras-chave:

Biografia, Narrativa, Academia, Epistemologia

Resumo

O sucesso editorial do gênero biográfico não se reflete diretamente na academia. Por vezes, esse tipo de narrativa fora negligenciado ou diminuído em várias áreas do conhecimento e, principalmente, na História. Contudo, diversos estudos vêm alterando essa perspectiva sobre a biografia, possibilitando a ampliação dos usos biográficos na História e em variadas ciências. Partindo de uma análise bibliográfica, buscamos elucidar quais são os debates acadêmicos atuais sobre este gênero, quais os principais usos dessa narrativa neste ambiente, e quais as limitações e problematizações da biografia na contemporaneidade, principalmente no campo historiográfico. Ao final, pudemos identificar um avanço epistemológico no gênero biográfico, conseguindo este ter maior autonomia, principalmente frente à historiografia, contudo, ainda há um longo caminho para quebrar tabus em torno dessa forma de narrativa.

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Biografia do Autor

Mauro Henrique Miranda de Alcântara, Instituto Federal de Rondônia

Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Realizou estágio doutoral na Universidad de Buenos Aires. Professor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

MIRANDA DE ALCÂNTARA, M. H. A narrativa biográfica no debate acadêmico contemporâneo: uma contribuição bibliográfica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 796–814, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p796-814. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7814. Acesso em: 28 mar. 2024.