Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva

Autores/as

  • Maria Eliana Soares Universidade Federal do Pará/SEDUC-PA
  • Elielson Ribeiro de Sales Universidade Federal do Pará
  • France Fraiha-Martins Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p983-997

Palabras clave:

Memórias. (Auto)formação. Educação Inclusiva

Resumen

Esta pesquisa assenta-se na abordagem narrativa e autobiográfica. Evidencia experiências de vida, formação e docência da primeira autora, no contexto de duas décadas de atuação, na Educação Básica, e das aprendizagens na pós-graduação, no âmbito da Educação Inclusiva. Indagamos: de que maneira a autorreflexão docente aproxima teoria e prática, na educação inclusiva? Objetivamos analisar aspectos da (auto)formação docente, que possam contribuir significativamente para a educação inclusiva. Para tanto, teorizamos elementos da experiência pessoal, social e acadêmica, a partir da narrativa (auto)biográfica. Organizamos a discussão analítica e reflexiva, a partir: i) da vivência pessoal; ii) da ótica do trabalho pedagógico; e iii) da constituição da formação acadêmica e docente. Os resultados revelam que, embora coexistam a carência na formação inicial, as más condições pedagógicas e curriculares e os desafios iminentes na educação inclusiva, a formação docente na pós-graduação torna-se uma possibilidade para aprendizagens necessárias às práticas desta modalidade de ensino.

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Biografía del autor/a

Maria Eliana Soares, Universidade Federal do Pará/SEDUC-PA

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Pará. Esp. Em Educação para relações étnico-Raciais, pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Esp. em Dependência Química, pelo Instituto Eficaz/PR. Espc. em Educação Especial Inclusiva, pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. MSc. em Docência em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Professora de Educação Especial (SEDUC/PA). Coordenadora Pedagógica (SEDUC/PA). Profª Temporária de Magistério Superior da UFPA. Membro do Ruaké – Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência, Matemáticas e Inclusão do Instituto de Educação Matemática e Científica/UFPA.

Elielson Ribeiro de Sales, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará, no Curso Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e matemática (PPGECEM), oferecido pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). É coordenador do Projeto de Pesquisa intitulado & quot; Educação em Ciências e Matemáticas na Escola das Diferenças & quot; e do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão). Consultor ad hoc da CAPES. Atua na área da Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Matemática, nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de ciências
e matemática para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

France Fraiha-Martins, Universidade Federal do Pará

Especialista em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Mestre em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM/IEMCI/UFPA e Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2015. Desenvolve pesquisa na linha de Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação a Distância e para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em situações de ensino. É docente da Universidade Federal do Pará – UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI. Atualmente é Diretora da Faculdade de Educação Matemática e Científica – FEMCI. É membro do grupo de pesquisa de formação de professores TRANS/FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas

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Publicado

2018-12-20

Cómo citar

SOARES, M. E.; SALES, E. R. de; FRAIHA-MARTINS, F. Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 983–997, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p983-997. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5605. Acesso em: 21 dic. 2024.