Histórias de vida: uma análise do papel e da influência da família e da religiosidade sobre gênero e sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1387-1406Abstract
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa inscrita no âmbito do método (auto)biográfico, que teve como um dos objetivos analisar as construções de gênero e sexualidade na vida de cinco licenciados(as) em Ciências Biológicas, com enfoque no papel e na influência da família e da religiosidade na constituição desses indivíduos. O percurso metodológico está embasado na pesquisa (auto)biográfica, utilizando-se de entrevistas narrativas como meio de obtenção das informações. Tendo como fio condutor os estudos sobre experiência e sobre memória, as narrativas dos(as) cinco egressos(as) revelam histórias marcadas por falas plurais-singulares que remetem às construções de gênero e sexualidade no decorrer de suas vidas, nas diversas instâncias sociais, como a família e a instituição religiosa. A análise das narrativas foi realizada através de aproximações com o Método de Análise Compreensiva-Interpretativa. As narrativas dos(as) entrevistados(as) revelam a influência das normas e valores que são construídas em meio aos diferentes arranjos familiares apresentados pelas famílias de origem dos(as) entrevistados(as), fundamentais no processo de construção da subjetividade do indivíduo, bem como a influência da religiosidade, considerando a instituição religiosa como um possível espaço de convivência e formação na vida dos(as) entrevistados(as).
Downloads
References
ABRAHÃO, Maria Helen M. B. As narrativas de si ressignificadas pelo emprego do método autobiográfico. In: SOUZA, Elizeu C.; ABRAHÃO, Maria Helen M. B. (Orgs.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006. p. 149-170.
BORGES, Ana Luiza V.; NICHIATA, Yasuko I.; SCHOR, Néia. Conversando sobre sexo: a rede sociofamiliar como base de promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 14, n. 3, p. 422-427, mai./jun. 2006.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BUSIN, Valéria M. Religião, sexualidades e gênero. Rever, ano 11, n. 1, p. 105-124, jan./jun. 2011.
CASTRO, Roney P. de. Escritas-narrativas de estudantes problematizando relações de gênero e sexualidades. Anais. 36ª Reunião Nacional da ANPEd, Goiânia, 2013.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Os desafios da pesquisa biográfica em educação. In: SOUZA, Elizeu C. (Org.). Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 43-58.
______. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012.
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Mathias (Orgs.). O Método (auto) Biográfico e a Formação. 2. ed. Natal (RN): EDUFRN, 2014a. p. 77-90.
______. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Mathias (Orgs.). O Método (auto) Biográfico e a Formação. 2. ed. Natal (RN): EDUFRN, 2014b. p. 177-210.
DUARTE, Luiz Fernando D. Ethos privado e modernidade: o desafio das religiões entre indivíduo, família e congregação. In: DUARTE, L. F. D.; HEILBORN, Maria L.; BARROS, Myriam L. de; PEIXOTO, Clarice (Orgs.). Família e religião. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2006. p. 51-87.
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HEILBORN, Maria Luiza; DUARTE, Luiz F. D.; BARROS, Myriam L. de; PEIXOTO, Clarice; BOZON, Michel. Apresentação. In: HEILBORN, M. L.; DUARTE, L. F. D.; PEIXOTO, C.; BARROS, M. L. de. (Org.) Sexualidade, família e ethos religioso. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p. 9-16.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre (RS), ano XXX, v. 63, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007.
______. Experiências de vida e formação. 2.ed. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002. p. 90-113.
KEARNEY, Richard. Narrativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 377, n. 2, p. 409-438, mai./ago. 2012.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
______. Experiência e alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul./dez. 2011.
LIMA, Maria Emília; GERALDI, Corinta M. G.; GERALDI, João W. O trabalho com narrativas na investigação em Educação. Educação em Revista, v. 31, n. 01, p. 17-44, jan./mar. 2015.
LOURO, Guacira L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16.ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2014.
NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 2013. p. 11-30.
OLIVEIRA, Valeska Fortes. Implicar-se... Implicando com professores: tentando produzir sentido na investigação/formação. In: SOUZA, Elizeu C. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006. p. 47-57.
PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena M. B.; DELORY-MOMBERGER, Christine. Reabrir o passado, inventar o devir: a inenarrável condição biográfica do ser. In: PASSEGGI, M. da C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo II. Natal (RN): EDUFRN; Porto Alegre (RS): EDIPUCRS; Salvador (BA): EDUNEB, 2012. p. 29-57.
PRADO, Guilherme do V. T.; SOLIGO, Rosaura (Orgs.). Memorial de formação – quando as memórias narram a história da formação... In: PRADO, Guilherme do V. T.; SOLIGO, Rosaura (Orgs.). Porque escrever é fazer história. Campinas (SP): Graf, FE, 2005. p. 47-62.
SARTI, Cynthia Andersen. A família como ordem simbólica. Psicologia USP, v. 15, n. 3, p. 11-28, 2004.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99,1995.
SOUZA, Elizeu C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006.
______. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (Orgs.) Memória e formação de professores. [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 58-74.
STREY, Marlene N. Gênero, família e sociedade. In: STREY, Marlene N.; SILVA NETO, João A.; HORTA, Rogério L. (Orgs.) Família e gênero. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 17-38.