Cartografando geografias de vida
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p190-206Palavras-chave:
Formação de Professores/as de Ciências, Pesquisa (auto)biográficas, Cartografias, Filosofias da DiferençaResumo
O artigo está vinculado às pesquisas (auto)biográficas filiadas a uma perspectiva pós-crítica em Educação. O objetivo é a composição de um modo outrora denominado fictífico-cienticional de experimentar com a vida, utilizado em uma investigação com professores/as em formação inicial. O argumento proposto é que os/as professores/as, ao reinventarem as suas memórias e reconfigurarem o vivido por meio de uma estética de obra de arte, colaboram tanto para o borramento das fronteiras entre realidade e ficção, quanto para o soerguimento de uma forma artística de escrita de si. Operando metodologicamente com elementos da cartografia, tal modo se inspira em filmes de ficção-científica, bem como no encontro dos pesquisadores com a prática investigativa cartográfica elaborada por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ao desenhar um mapa de geografias de vida, as memórias passam a ser compreendidas como territórios a serem explorados, relativizando o caráter potencialmente testamentário de quem se autobiografa. Concluímos que uma escrita de narrativas de si em uma dimensão artística nos faz chegar a três características: escrita como afecção (dos blocos de sensações), escrita como infecção (dos contágios que proliferam), escrita como ficção (dos possíveis que excedem o real).
Downloads
Referências
Referências Bibliográficas
ANDRADE, Sandra dos Santos. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 173-194.
CHAVES, Silvia Nogueira. Reencantar a ciência, reinventar a docência. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisar o acontecimento: estudo em XII exemplos. In: TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola. (Orgs.). Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 135- 206.
CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
COSTA, Luciano Bedin da. Biografias (im)possíveis: o problema da escritura biográfica em oito atos. In: CORAZZA, Sandra Mara. (Org.). Fantasias de escritura: filosofia, educação, literatura. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 103-113.
COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, Santa Maria, UFSM, v. 7, n. 2, p. 66-77, mai./ago, 2014.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. São Paulo: Papirus, 1991.
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista concedida em vídeo a Claire Parnet. Vídeo. Editado no Brasil pelo Ministério de Educação, “TV Escola”, série Ensino Fundamental, 2001.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34: 2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1 São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
FEIL, Gabriel Sausen. O simulacro e o biografema – de A a Z. In: CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Fantasias de escritura: filosofia, educação e literatura, Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 51-66.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.
GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia. Biografemática e formação: fragmentos de escrita de uma vida. 2013. 132f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
HEUSER, Ester Maria Dreher. Fábula da existência seguida de notas sobre a fabulação. In: CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Fantasias de escritura: filosofia, educação e literatura, Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 51-66.
HEUSER, Ester Maria Dreher; CORAZZA, Sandra Mara. Ensaiar a escrileiturartista na universidade. Revista Digital do LAV, Santa Maria, UFSM, v. 9, n, 2, p. 75-100, 2016.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas ou Sobre como fazemos nossas investigações. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 17-24.
NIETZSCHE, Friedrich W. Além do bem e do mal ou prelúdio de uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
WOOLF, Virginia. Orlando. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.