Cartografando geografias de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p190-206

Palavras-chave:

Formação de Professores/as de Ciências, Pesquisa (auto)biográficas, Cartografias, Filosofias da Diferença

Resumo

O artigo está vinculado às pesquisas (auto)biográficas filiadas a uma perspectiva pós-crítica em Educação. O objetivo é a composição de um modo outrora denominado fictífico-cienticional de experimentar com a vida, utilizado em uma investigação com professores/as em formação inicial. O argumento proposto é que os/as professores/as, ao reinventarem as suas memórias e reconfigurarem o vivido por meio de uma estética de obra de arte, colaboram tanto para o borramento das fronteiras entre realidade e ficção, quanto para o soerguimento de uma forma artística de escrita de si. Operando metodologicamente com elementos da cartografia, tal modo se inspira em filmes de ficção-científica, bem como no encontro dos pesquisadores com a prática investigativa cartográfica elaborada por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ao desenhar um mapa de geografias de vida, as memórias passam a ser compreendidas como territórios a serem explorados, relativizando o caráter potencialmente testamentário de quem se autobiografa. Concluímos que uma escrita de narrativas de si em uma dimensão artística nos faz chegar a três características: escrita como afecção (dos blocos de sensações), escrita como infecção (dos contágios que proliferam), escrita como ficção (dos possíveis que excedem o real).

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Biografia do Autor

Evanilson Gurgel, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Educação. Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Bahia. Membro do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Marlécio Maknamara, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal da Bahia. Líder do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Referências

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

GURGEL, E.; MAKNAMARA, M. Cartografando geografias de vida. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 190–206, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p190-206. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9320. Acesso em: 21 dez. 2024.