Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1649-1663

Palavras-chave:

Narrativas de professores, Pandemia e Educação, Hermenêutica e Fenomenologia, Experiências docentes

Resumo

O presente artigo objetiva compreender as narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação, à luz da hermenêutica fenomenológica, através das experiências docentes. As experiências são elucidadas aqui como acontecimentos que mobilizam sentidos existenciais e formativos. Através de duas entrevistas narrativas, gravadas em áudio e transcritas, as interpretações caminharão como aberturas para perceber/sentir a docência e suas experiências. Como percurso metodológico optou-se pela análise de dados por via da hermenêutica fenomenológica com inspiração biográfica por entender que o fenômeno da pandemia e suas repercussões na educação é melhor compreendido quando se passa a dar voz ao professor e aos sentidos que emanam do seu próprio trabalho. Heidegger (1998) nos ajudará com sua filosofia elucidando os processos de interpretação e compreensão das narrativas e experiências das professoras. É possível dizer que as entrevistas narrativas foram aberturas fecundas e cada professora ao pensar sobre sua experiência, movimentou conhecimentos e saberes multirreferenciais.

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Biografia do Autor

Rebeca Machado Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa DUFOP - Docência Universitária e Formação de Professores. Atualmente é coordenadora da Escola Municipal Doutor Francisco Martins da Silva na Rede Municipal de Feira de Santana de 2016 até o presente momento e, anteriormente professora na rede municipal de Salvador (Prefeitura Municipal de Salvador/ 2011-2016), atuando na Educação Básica (em especial, na etapa da Educação Infantil) desde 2008.

Liege Maria Queiroz Sitja, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado da Bahia- UNEB e professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEduC- UNEB.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

SILVA, R. M. O. da; SITJA, L. M. Q. Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1649–1663, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1649-1663. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9302. Acesso em: 20 abr. 2024.