Inventar, reinventar e narrar: práticas pedagógicas durante o isolamento social.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p312-327

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Criação, Desigualdades sociais, Cotidianos

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da educação diante do advento da pandemia causada pela Covid-19 e suas implicações nos processos educativos brasileiros e nos cotidianos escolares, buscando ‘conversar’ e narrar as invenções e reinvenções elaboradas por docentes/discentes em diferentes espaços educativos. Para tal, utilizamos como principais referências teórica-metodológicas os estudos com os cotidianos em Michel de Certeau (2014) e Nilda Alves (2010, 2019a)  e as ‘conversas’ também com  Nilda Alves (2019b) , além da ideia da pedagogia como suplemento em Deleuze (2013), face às criações permanentes e necessárias. Recorremos à literatura para pensar as etapas pelos quais se forjam os processos de ‘aprendizagemensino’, indicando processos possíveis e que vão além das políticas de regulação que surgem e tentam delimitar a ação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamy Lobo, UERJ

Mestranda em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Letras: Português- Literatura  pela Universidade da Cidade. Grupo de pesquisa: Currículos e cotidianos e redes educativas e imagens e sons e ...

 

Renata Rocha de Oliveira, UERJ

Mestranda em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista CAPES/DS. Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e  Afro-brasileiras (IFRJ). Graduada em Pedagogia pela UERJ/FFP. Grupo de pesquisa: Currículos e cotidianos e redes educativas e imagens e sons e ...  

 

Maria Cecília Castro, UERJ

Doutoranda em Educação - Programa de Pós Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação: PROPED-UERJ.Graduada em Pedagogia - UERJ. Professora do Colégio Universitário Geraldo Reis - Coluni - UFF. Bolsista CAPES - Programa de Excelência Acadêmica. Grupo de pesquisa: Currículos e cotidianos e redes educativas e imagens e sons e ...

 

Referências

ALVES, Nilda. Práticas Pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Revista Educação & Sociedade. 31, n. 113, p. 1195-1212, out.-dez. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp .Acesso em 23 jul. 2020.

ALVES,Nilda, ANDRADE, Nívea & CALDAS, Alessandra.Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos - após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA,Inês B;PEIXOTO,Leonardo & SÜSSEKIND, Maria Luiza (orgs.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente.Curitiba: CRV, 2019.

BRASIL, PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Diário Oficial da União. Brasília (DF). Página: 39. 18 de mar. 2020. Edição: 53. Seção: 1. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em 25 jul. 2020.

BRASIL, PARECER CNE/CP Nº: 5/2020. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Brasília (DF). Página: 1-24. 28 de abr. 2020. Sala das sessões. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 27 jul. 2020.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis:Vozes, 2014.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição Silva; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. Diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: https:// michaelis .uol .com .br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/suplemento. Acesso em 25 jul. 2020.

PAIVA, Vitor. Professor e ex-catador cria computador de R$22,00 para ajudar crianças na pandemia. Hypeness. Disponível em : https://www.hypeness.com.br /2020/07/ professor-e- ex-catador-cria-computador-de-r-22-para-ajudar-criancas-na-pandemia/.Acesso em 15 jul. 2020.

SKLIAR, Carlos; et. alli.Conversas: possibilidades de pesquisa com o cotidiano. In RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanchez. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018: 93-118.

SOUNES, Howard. Bukowski: vida e loucuras de um velho safado. São Paulo: Veneta, 2016.

SOUZA, Sabrina. Escola proporciona aulas através de rádio para estudantes sem internet no interior do Ceará: A instituição federal de ensino médio Professor Milton Façanha Abreu, em Mulungu, começou as aulas radiofônicas no final de março por causa do isolamento social. G1, Ceará. 24 de junho de 2020. Disponível em : https:// g1.globo .com/ce/ceara/noticia/2020/06/24/escola-proporciona-aulas-atraves-de-radio-para- estudantes -sem-internet-no-interior-do-ceara.ghtml. Acesso em 14 jul. 2020.

UNESCO. Coronavírus: UNESCO e UNICEF trabalham para acelerar soluções de aprendizagem a distância. Disponível em:https://nacoesunidas.org/coronavirus- unesco-e -unicef-trabalham-para-acelerar-solucoes-de-aprendizagem-a-distancia/. Acesso em 25 jul. 2020.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

LOBO, T.; DE OLIVEIRA, R. R.; CASTRO, M. C. Inventar, reinventar e narrar: práticas pedagógicas durante o isolamento social. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 312–327, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p312-327. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9212. Acesso em: 23 abr. 2024.