Playlists em tempos de pandemia da Covid19: narrativas de educadores musicais integrantes de um Grupo de Estudos

Autores

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Professora aposentada do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista IPA- Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EMCO-Educação Musical e Cotidiano do PPGMúsica/UFRGS/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1595-1613

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, playlist, educação musical.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa narrativas de playlists de cinco educadores musicais e integrantes de um Grupo de Estudos em Educação Musical, que teve como objetivo conhecer as seleções musicais dos colegas, assim como o significado dessas escolhas e do trabalho como professores de música em tempos da pandemia dom covid19. Foram quatro tarefas para os participantes responderem por email e a proposta foi ancorada nos campos da pesquisa (auto)biográfica e da educação musical, com narrativas de si e teve em seu embasamento autores como Passeggi (2008), Abreu (2017), Delory-Momberger (2012), entre outros. A primeira tarefa foi enviada em maio e o final da análise e escrita desse trabalho aconteceu no final de julho. As narrativas desvelaram playlists ecléticas, com estilos, épocas, sentimentos, sonoridades, assim como movimentos que esses educadores fizeram para criar e reinventar outros modos de fazer, ensinar e compartilhar músicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Professora aposentada do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista IPA- Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EMCO-Educação Musical e Cotidiano do PPGMúsica/UFRGS/CNPq

Professora aposentada do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista IPA  onde atuou por 11 anos. Pesquisadora do EMCO/PPGMúsica/UFRGS e pesquisadora no campo dos estudos (auto)biográficos em Educação MUsical e Educação.

Referências

ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois Educadores Musicais do Distrito Federal. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 23, n. 45, jan./jun. 2017.

ABREU, Delmary Vasconcelos. A História de vida aguçada pelos biografemas: um recorte da história de Jusamara Souza com o campo da Educação Musical. Revista da Abem, v. 27, n. 43, jul./dez. 2019.

ALMEIDA, Jéssica. Formação do educador musical: contribuições de uma abordagem (auto)biográfica. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 12, n. 1, jan./abr. 2019.

BOLSANELLO, Maria Augusta. Memorial acadêmico de uma professora universitária: sentido e significado. Educar em Revista. Curitiba, n.64, 2017.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17 n. 51 set.-dez. 2012.

FORMENTI, Laura. Auto/Biografia como teoria de si: uma interpretação epistemológica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A nova aventura (auto)biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EDIPUC, 2018.

GALLEGO PÉREZ, J. I. Novas formas de prescrição musical. In: HERSCHMANN, M. (Org). Nas bordas e fora do mainstream musical. Novas tendências da música independente no século XXI. Rio de Janeiro: Estação das Letras e Cores, 2011.

LOURO, Ana Lúcia. Repertórios musicais, práticas pedagógicas e temas de pesquisa: reflexões sobre ensino de pesquisa e música dentro de uma abordagem (auto)biográfica. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 31, jan./jun. 2016.

MACENA, Fernanda Nogueira; PAIVA, Élica Luiza. O Método (auto)biográfico como dispositivo de formação na iniciação científica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 05, n. 14, maio/ago, 2020.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Significações acerca de si mesmo por meio de narrativas sobre a experiência musical. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 1, jan./abr. 2016.

PASSEGI, Maria da Conceição. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: PASSEGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.) (Auto) biografia: formação, territórios e saberes. Rio Grande do Norte: Editora da UFRN, 2008.

PEREIRA, Luciana de Araújo; SILVA, Fabrício Oliveira da; MOTA, Charles Maycon de Almeida. Reflexões de si: Experiências de escrita do memorial de formação. Revista Eucação, Cultura e Sociedade. Sinop/MT, V. 8, n. 2, p. 510-521, jul./dez. 2018.

SANTOS, Gustavo Luiz Ferreira. Uma revisão bibliográfica do conceito de playlist. In: Anais do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, 2017 .

SOUZA, Elizeu Clementino de; OLIVEIRA, Rita de Cássia Magalhães de. Pesquisa (Auto)biográfica, cultura e cotidiano escolar: Diálogos teórico-metodológicos. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 2 N. Especial – jun/out, 2016.

TORRES, Maria Cecilia de Araujo Rodrigues. Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistadas e narrar o narrado. OuvirOUver, Uberlândia:UFU, v.13, n.2, 2017.

TORRES, Maria Cecilia de Araujo Rodrigues. Narrativas de uma professora de um curso de Licenciatura em Música: entrelaçando memórias e práticas musicais. OuvirouVer, Uberlândia:UFU, v. 15 n. 1 p. 72-84 jan.|jun. 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

TORRES, M. C. de A. R. Playlists em tempos de pandemia da Covid19: narrativas de educadores musicais integrantes de um Grupo de Estudos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1595–1613, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1595-1613. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9152. Acesso em: 23 abr. 2024.