Narrar a minha experiência ou como buscar o lirismo em tempos de incertezas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1535-1548

Palavras-chave:

Autobiografia, Fenomenologia, Auto-experiência

Resumo

Este artigo, narrado em primeira pessoa, busca fazer uma meta reflexão da experiência vivida pela autora através do registro diário durante 63 dias ininterruptos durante a pandemia. A vivencia deste processo percorreu três estados, chamados pelo autora de aporia, maiêutica e epistemia. Como resultado, elege o conceito de ressonância como uma concepção fundamental da fenomenologia- ‘ser posto em um mundo’ ou ‘reencontrar-se num mundo que possui sentido para nós’. Este reencontro é percebido como o encontro do sujeito com o mundo.  Pensar, refletir, escrever, narrar e contar outras experiências de ressonância talvez seja uma das saídas possíveis diante da aporia colocada pela pandemia.

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Biografia do Autor

Maria Amália Almeida Cunha, Faculdade de Educação- Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola e do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares.

Referências

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

CUNHA, M. A. A. Narrar a minha experiência ou como buscar o lirismo em tempos de incertezas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1535–1548, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1535-1548. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8996. Acesso em: 12 nov. 2024.