Perguntas e invenções: atravessamentos na formação de um educador ambiental
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p976-990Palavras-chave:
Educação ambiental, Metarreflexão, Formação do educador, HermenêuticaResumo
O presente artigo constitui-se em um universo repleto de perguntas, desenhando-se a partir delas enquanto um exercício de escrita metarreflexiva, pela retomada das produções textuais constituídas pelo sujeito-autor em uma vivência. Desta forma, guiados pela pergunta “O que é isso que se mostra de formação do educador no campo da educação ambiental na experiência da escrita de textos reflexivos?” – foram analisados oito textos individuais produzidos por um dos autores deste artigo, a partir das reflexões sobre o estudo da hermenêutica e da educação ambiental construídas na processualidade dialógica em uma disciplina da pós-graduação. Sendo assim, a partir da leitura e análise das produções reflexivas foi possível perceber que alguns pontos de compreensão do processo de formação do educador no campo da educação ambiental se destacaram nos textos estudados, tais como: o encharcamento de coisas e o processo de interpretação de si-outro-mundo-texto; a percepção da denúncia/anúncio e da transformação como possibilidade; a leitura da historicidade e da linguagem; e o estranhamento/existência e a escuta/sentir.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. As flores de abril: movimentos sociais e educação ambiental. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O vôo da arara-azul: escritos sobre a vida, a cultura e a educação ambiental. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2007.
BUBER, Martin. ¿Qué es el hombre? México: Fondo de Cultura Económica, 1949.
CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vilmar Alves. No horizonte da fenomenologia: entre conceitos e possibilidades. In: PEREIRA, Vilmar Alves; CLARO, Lisiane Costa. (Orgs.). Epistemologia e metodologia nas pesquisas em educação. Passo Fundo: Méritos, 2012. p. 91-127.
FREIRE, Paulo. Educação: O sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues et. al. O Educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982. Disponível em <http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1460>. Acesso em: 09 set. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2008.
GRONDIN, Jean. Hermenêutica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
GRÜN, Mauro. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. Campinas, SP: Papirus, 2007.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
PALMER, Richard E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1969.
SARAÇOL, Paulo Valério; DOLCI, Luciana Netto; PEREIRA, Vilmar Alves. Hermenêutica e educação: um encontro com a pesquisa social. In: PEREIRA, Vilmar Alves; CLARO, Lisiane Costa. (Orgs.). Epistemologia e metodologia nas pesquisas em educação. Passo Fundo: Méritos, 2012. p. 91-127.
SATO, Michèle; PASSOS, Luiz Augusto. Pelo prazer fenomenológico de um não-texto. In: GUIMARÃES, Mauro. (Org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, SP: Papirus, 2006.
SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2. p. 317-322, mai./ago. 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200012>. Acesso em: 09 set. 2019.
TIERRA, Pedro. Poemas do povo da noite. 3. ed. rev. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo; Publisher Brasil, 2010.
VILLA-LOBOS, Dado; RUSSO, Renato; BONFÁ, Marcelo. Sereníssima. In: V. Rio de Janeiro: EMI: 1991. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/46978/>. Acesso em: 19 mar. 2019.