Narrativas trans: docência e prostituição

Autores

  • Maria Rita de Assis César Universidade Federal do Paraná
  • Dayana Brunetto Carlin dos Santos
  • Amanda da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p573-589

Palavras-chave:

Mulheres trans*, Docência, Prostituição

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as experiências de professoras trans* que atuam na Educação Básica no Estado do Paraná e suas relações com a prostituição. A pesquisa surgiu de questionamento sobre a profissionalização das professoras trans*, em diálogo com os processos de dupla constituição de si, ou seja, como professoras e profissionais do sexo. Por meio de entrevistas narrativas realizadas com seis mulheres trans*, professoras da rede municipal e estadual de ensino, e através de um referencial pós-estruturalista, embasado principalmente em Michel Foucault (1984; 1988; 2008; 2010), Judith Butler (1998; 2000) e Margareth Rago (2008), foi possível perceber que as experiências docentes trans* podem se constituir como um movimento de resistência às rígidas normas de gênero impostas nos ambientes escolares. Isto é, ao mesmo tempo em que essas mulheres são reguladas pela escola e suas normatizações, a presença de seus corpos nesse ambiente produz, também, um questionamento de tais processos da instituição escolar

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Biografia do Autor

Maria Rita de Assis César, Universidade Federal do Paraná

Pró-reitora de assuntos estudantis da universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e do Departamento de Teoria e Prática de Ensino.

Amanda da Silva

Mestre em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2019-06-20

Como Citar

CÉSAR, M. R. de A.; DOS SANTOS, D. B. C.; DA SILVA, A. Narrativas trans: docência e prostituição. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 573–589, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p573-589. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5974. Acesso em: 22 dez. 2024.