Diálogo entre Paulo Freire e Walter Benjamin: inquietudes sobre a escola e a sociedade

Autores

  • Lidnei Ventura Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Vitor Malaggi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p284298

Palavras-chave:

Autobiografia, Paulo Freire, Walter Benjamin, Dialogismo entre autores, Educação escolar

Resumo

O artigo tem como objetivo colocar em diálogo ideias de Paulo Freire e Walter Benjamin, autores inquietos e críticos de seu tempo, a partir de rememorações de infância ressignificadas pelo olhar dos adultos, em duas obras exemplares: Cartas a Cristina e Infância em Berlim por volta de 1900. Foi usada a metodologia de Benjamin, cujo procedimento consiste em extrair, na forma de mônadas, o objeto literário do contínuo da história, a fim de analisar as relações dos fragmentos monadais com a totalidade histórico-cultural problematizada pelos autores. O artigo focaliza o olhar dos dois pensadores sobre a educação escolar do seu tempo, dirigindo a ela duras críticas e desvelando o seu caráter conservador e autoritário.

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Biografia do Autor

Lidnei Ventura, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Educação e Cultura pela UDESC e Doutora em Educação pela UFSC. Professor adjunto do Centro de Educação a Distância da UDESC, atuando na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino e outras disciplinas da base curricular da Pedagogia.

Vitor Malaggi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UPF). Professor assistente do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC).

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

VENTURA, L.; MALAGGI, V. Diálogo entre Paulo Freire e Walter Benjamin: inquietudes sobre a escola e a sociedade. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 284298, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p284298. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5393. Acesso em: 22 dez. 2024.