A experiência de ser estudante internacional: discursos, práticas narrativas e aprendizagens em diálogo

Autores

  • Lilian Ucker Perotto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p257-272

Palavras-chave:

pesquisa narrativa, internacionalização do ensino superior, estudante internacional e cartas

Resumo

Neste artigo, compartilho reflexões desenvolvidas em minha tese de doutorado sobre a relação da experiência de ser estudante internacional, em Barcelona, e a internacionalização do ensino superior, fenômeno este que tem provocado discussões a respeito do papel que assume hoje a universidade, na economia mundial, e as consequências de se pensar e tomar a internacionalização como meta para o sistema educativo. Para este artigo, narro como as cartas tornaram-se o modo como organizo o relato da tese, apresentando e problematizando, em seguida, os relatos biográficos dos colaboradores da pesquisa, a partir do discurso da internacionalização do ensino superior.

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Biografia do Autor

Lilian Ucker Perotto, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG). Doutora em Arte-Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha). Mestre em Cultura Visual (UFG). Licenciada e Bacharel em Artes Visuais (UFSM.

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Publicado

2018-04-26

Como Citar

PEROTTO, L. U. A experiência de ser estudante internacional: discursos, práticas narrativas e aprendizagens em diálogo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 257–272, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p257-272. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4165. Acesso em: 5 nov. 2024.