Entre observações e representações: escrita de si nas narrativas de um educador viajante (1923)
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p378-394Palavras-chave:
Viagem. Escrita. Educação. Nestor dos Santos Lima.Resumo
Explorar os sentidos da escrita de si nas narrativas de um educador viajante é o objetivo deste texto. Comissionado oficialmente como representante do Rio Grande do Norte, em 1923, Nestor dos Santos Lima lançou-se a conhecer o ensino dos centros de maior desenvolvimento educacional no Brasil, Uruguai e Argentina. Durante o deslocamento, o educador registra suas observações e representações, apresentadas no relatório Da Organização do Ensino Normal, Profissional e Primário no Sul do Brasil e no Rio da Prata (1923). Nas páginas deste escrito, é apresentado o viajante que transita por diversos lugares, estabelece novos contatos e aproveita seu espaço privilegiado de observação, escrita e reflexão, para emitir opiniões acerca do que viu, ouviu e experimentou. Procuro, nesta investigação, problematizar a escrita do relatório de viagem que se constitui, para além dos requisitos oficiais, também através da escrita de si, dos relatos, impressões e modos de enxergar o mundo, próprios do sujeito eleito para desempenhar a missão.
Palavras-chave: Relatório de Viagem. Educação. Escrita de Si.
Downloads
Referências
AMORIM, Sara Raphaela Machado. de. Viagem como missão: intercâmbio pedagógico do educador Nestor dos Santos Lima (1913-1923). 2017. 198f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em de Educação/ProPEd, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaina (org.). Usos & abusos da história oral. 8.ed. Rio de Janeiro: FGV. 1996, p. 183-191.
______. Sociologia. (Org. Renato Ortiz). São Paulo: Ática, 1983, p. 127.
CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Lição inaugural n.195 do Collège de France/Fayard, pronunciada por Roger Chartier em 2007, na cátedra “escrito e culturas na Europa moderna”. In: Estudos Avançados. 24 (69), 2010.
GÉRARD GENETTE. “Fronteiras del relato”. Análisis estructural del relaro, Buenos Aires, Editorial Contemporâneo, 1970, pp.193-208.
GONDRA, José Gonçalves. Exercício de comparação: uma normalista da Corte na Europa. In: MIGNOT, Ana C.; GONDRA, José G. (Orgs). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007, p. 65-89.
IANNI, Octávio. A metáfora da viagem. In: Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
LIMA, Nestor dos Santos. Da organização do ensino normal, profissional e primário no sul do Brasil e no Rio da Prata. Natal: Typ. d’A República, 1923.
______. Melhoramentos técnicos do ensino primário e normal. Natal: Typ. Do Instituto, 1913.
LUÍS ALBUQUERQUE. El ‘Relato de viajes’: hitos y formas em la enolución del género. Revista de Literatura, 2011, enero-junio, vol. LXXIII, n.o 145, págs. 15-34,
MIGNOT, Ana Chrystina Venacio. Baú de Memórias. Bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
______; GONDRA, José G. (Orgs). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.
______; SILVA, Alexandra Lima da. Tão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.01, p.435-458, abr. 2011.
NORA, P. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984.
RIO GRANDE DO NORTE. Mensagens dos governadores. Natal: Tipografia da República, 1923.
SILVA, Alexandra Lima da. Escritas de viagem, escritas da história: estratégias de legitimação de Rocha Pombo no campo intelectual. 2012. 266f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em de Educação/ProPEd, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 3-4, jan./abr. 2006.
VENANCIO FILHO, Francisco. A educação e seu aparelhamento moderno. Rio de Janeiro: Campanha Editora Nacional, Coleção Atualidades Pedagógicas, Biblioteca Pedagógica Brasileira; v. 38, 1941.