Entre observações e representações: escrita de si nas narrativas de um educador viajante (1923)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p378-394

Palavras-chave:

Viagem. Escrita. Educação. Nestor dos Santos Lima.

Resumo

Explorar os sentidos da escrita de si nas narrativas de um educador viajante é o objetivo deste texto. Comissionado oficialmente como representante do Rio Grande do Norte, em 1923, Nestor dos Santos Lima lançou-se a conhecer o ensino dos centros de maior desenvolvimento educacional no Brasil, Uruguai e Argentina. Durante o deslocamento, o educador registra suas observações e representações, apresentadas no relatório Da Organização do Ensino Normal, Profissional e Primário no Sul do Brasil e no Rio da Prata (1923). Nas páginas deste escrito, é apresentado o viajante que transita por diversos lugares, estabelece novos contatos e aproveita seu espaço privilegiado de observação, escrita e reflexão, para emitir opiniões acerca do que viu, ouviu e experimentou. Procuro, nesta investigação, problematizar a escrita do relatório de viagem que se constitui, para além dos requisitos oficiais, também através da escrita de si, dos relatos, impressões e modos de enxergar o mundo, próprios do sujeito eleito para desempenhar a missão.

Palavras-chave: Relatório de Viagem. Educação. Escrita de Si.

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Biografia do Autor

Sara Raphaela Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN.

Referências

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

AMORIM, S. R. Entre observações e representações: escrita de si nas narrativas de um educador viajante (1923). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 378–394, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p378-394. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3442. Acesso em: 21 dez. 2024.