Entre observações e representações: escrita de si nas narrativas de um educador viajante (1923)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p378-394

Palavras-chave:

Viagem. Escrita. Educação. Nestor dos Santos Lima.

Resumo

Explorar os sentidos da escrita de si nas narrativas de um educador viajante é o objetivo deste texto. Comissionado oficialmente como representante do Rio Grande do Norte, em 1923, Nestor dos Santos Lima lançou-se a conhecer o ensino dos centros de maior desenvolvimento educacional no Brasil, Uruguai e Argentina. Durante o deslocamento, o educador registra suas observações e representações, apresentadas no relatório Da Organização do Ensino Normal, Profissional e Primário no Sul do Brasil e no Rio da Prata (1923). Nas páginas deste escrito, é apresentado o viajante que transita por diversos lugares, estabelece novos contatos e aproveita seu espaço privilegiado de observação, escrita e reflexão, para emitir opiniões acerca do que viu, ouviu e experimentou. Procuro, nesta investigação, problematizar a escrita do relatório de viagem que se constitui, para além dos requisitos oficiais, também através da escrita de si, dos relatos, impressões e modos de enxergar o mundo, próprios do sujeito eleito para desempenhar a missão.

Palavras-chave: Relatório de Viagem. Educação. Escrita de Si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Raphaela Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN.

Referências

AMORIM, Sara Raphaela Machado. de. Viagem como missão: intercâmbio pedagógico do educador Nestor dos Santos Lima (1913-1923). 2017. 198f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em de Educação/ProPEd, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaina (org.). Usos & abusos da história oral. 8.ed. Rio de Janeiro: FGV. 1996, p. 183-191.

______. Sociologia. (Org. Renato Ortiz). São Paulo: Ática, 1983, p. 127.

CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Lição inaugural n.195 do Collège de France/Fayard, pronunciada por Roger Chartier em 2007, na cátedra “escrito e culturas na Europa moderna”. In: Estudos Avançados. 24 (69), 2010.

GÉRARD GENETTE. “Fronteiras del relato”. Análisis estructural del relaro, Buenos Aires, Editorial Contemporâneo, 1970, pp.193-208.

GONDRA, José Gonçalves. Exercício de comparação: uma normalista da Corte na Europa. In: MIGNOT, Ana C.; GONDRA, José G. (Orgs). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007, p. 65-89.

IANNI, Octávio. A metáfora da viagem. In: Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

LIMA, Nestor dos Santos. Da organização do ensino normal, profissional e primário no sul do Brasil e no Rio da Prata. Natal: Typ. d’A República, 1923.

______. Melhoramentos técnicos do ensino primário e normal. Natal: Typ. Do Instituto, 1913.

LUÍS ALBUQUERQUE. El ‘Relato de viajes’: hitos y formas em la enolución del género. Revista de Literatura, 2011, enero-junio, vol. LXXIII, n.o 145, págs. 15-34,

MIGNOT, Ana Chrystina Venacio. Baú de Memórias. Bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

______; GONDRA, José G. (Orgs). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.

______; SILVA, Alexandra Lima da. Tão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.01, p.435-458, abr. 2011.

NORA, P. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984.

RIO GRANDE DO NORTE. Mensagens dos governadores. Natal: Tipografia da República, 1923.

SILVA, Alexandra Lima da. Escritas de viagem, escritas da história: estratégias de legitimação de Rocha Pombo no campo intelectual. 2012. 266f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em de Educação/ProPEd, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 3-4, jan./abr. 2006.

VENANCIO FILHO, Francisco. A educação e seu aparelhamento moderno. Rio de Janeiro: Campanha Editora Nacional, Coleção Atualidades Pedagógicas, Biblioteca Pedagógica Brasileira; v. 38, 1941.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

AMORIM, S. R. Entre observações e representações: escrita de si nas narrativas de um educador viajante (1923). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 378–394, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p378-394. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3442. Acesso em: 18 nov. 2024.