TERRITÓRIOS EXISTENCIAIS E NARRATIVAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES

Autores

  • Dina Maria Rosário dos Santos UNEB

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n2.p356-369

Palavras-chave:

Entrevista narrativa. Território existencial. Trajetória escolar. Cartografia

Resumo

Este artigo apresenta o processo de construção e os territórios existenciais, tomados como intercessores deleuzo-guattarianos, produzidos no âmbito da pesquisa “Nômades do Saber: uma cartografia de trajetórias escolares migrantes na Bahia/Brasil”. Tais territórios emergem das entrevistas narrativas utilizadas na pesquisa, como recurso para acessar os deslocamentos físicos e simbólicos que compõem as trajetórias escolares migrantes e as linhas de fuga ao mapa geopolítico do conhecimento. As narrativas agudam a sua importância no momento em que são acolhidas na sua singularidade heurística. Os territórios são espaços sociopolíticos e histórico-culturais produzidos/produtores de subjetividades. Os territórios são o palco dos dinâmicos mapas psicossociais trazidos à tona pelas narrativas. Escolher trabalhar com narrativas biográficas requer desvelo pelo inusitado. O artigo arrisca ponderar sobre o uso dos territórios existenciais como estratégia para análise/interpretação de narrativas.

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Como Citar

SANTOS, D. M. R. dos. TERRITÓRIOS EXISTENCIAIS E NARRATIVAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 356–369, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n2.p356-369. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2668. Acesso em: 19 abr. 2024.