Para além do silêncio e do esquecimento: histórias de mulheres que escreviam em Yiddish

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1127

Palavras-chave:

Mulheres, Yiddish, Escritas Autobiográficas

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada com o objetivo de mostrar e analisar narrativas autobiográficas de mulheres relatadas em contos literários escritos em Yiddish, língua quase extinta no século XX, hoje foco de movimentos de resistência. Centenas desses contos estavam já publicados, mas foram encontrados em levantamentos recentes. A pesquisa analisa vinte e três desses contos, dos quais quatro são objeto do presente artigo. Os resultados apontam, nas escritas, trajetórias onde emergem lutas, perdas de lugares, de pessoas e sonhos, um denso sofrimento relatado ora com amargura, ora com raiva, ora até mesmo com uma fina ironia. Os contos mostram na língua quase perdida formas diversas de expressar sensações, desejos, e diferentes formas de constrição. As escritoras falam de migração, de deslocamentos entre continentes, países, cidades, culturas que as colocam em situação de vulnerabilidade pelo que viram, viveram e quiseram, e não lhes foi permitido ou não conseguiram conquistar, bem como das mudanças que lhes foram exigidas para viver.

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Biografia do Autor

Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1975), Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Pós-doutorado na New York University. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e o grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita. 

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

KRAMER, S. Para além do silêncio e do esquecimento: histórias de mulheres que escreviam em Yiddish . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1127, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1127. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/17520. Acesso em: 6 maio. 2024.