Em busca de novas práticas de liberdade: uma autobiografia com António Candeias
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1117Palavras-chave:
Autobigrafia., Formação docente., Formação inicial e contínua., Educação libertária., Investigação baseada em artes.Resumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa autobiográfica sobre a formação de uma professora do ensino superior junto do “professor marcante” (CASTANHO, 2001) António Candeias (1955-2010). Encontrando-se perante uma encruzilhada, a investigadora procura trabalhar uma narrativa de formação numa abordagem de investigação baseada em artes. Constrói a narrativa junto a um acervo documental de diários, notas, fotografias e e-mails, materiais dispersos que envidam a reconstitução de um sentido ao trabalho docente, ao mesmo tempo que convocam a influência do professor, psicólogo, historiador da educação, anarquista, cuja obra é também passada em revista. A pesquisa permitirá restituir um sentido à profissionalidade, como estando em alinhamento com os interesses pessoais e a profissão de investigador-docente, constituindo assim um sentido em si mesmo. Conclui-se, mais uma vez, que a pesquisa autobiografica pode ter um efeito de reconfiguração do sentido da profissionalidade.
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