Memórias intensas escritas num momento triste

Palavras-chave: Marie-Christine Josso, Memórias, Escritas

Resumo

Conheci Christine Josso em Genève em 1980, no grupo então dinamizado por Pierre Dominicé. Com ela, e com Matthias Finger, fizemos em conjunto percursos em torno da abordagem biográfica e/ou das histórias de vida. Pierre Dominicé afirma que, para ele, tudo tinha começado pouco antes, no final dos anos 1970 com uma reflexão sobre a articulação entre educação formal e processos de formação. Gaston Pineau situa precisamente no mesmo período a utilização do método das histórias de vida para explorar as dinâmicas de autoformação. Não se trata, agora, de marcar as origens das correntes (auto)biográficas na formação. Mas, sim, de sublinhar a presença de Christine Josso nessas origens, com textos e intervenções essenciais nas últimas quatro décadas. A sua tese, Le sujet en formation, defendida em 1988, revela bem a profundidade da sua reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Nóvoa, Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e doutor em História pela Universidade de Paris-Sorbonne. É Doutor Honoris Causa por várias universidades, nomeadamente brasileiras – Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade de Lisboa e tem colaboração regular com as universidades brasileiras. Foi reitor da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2013. Foi embaixador de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre 2018 e 2021.

Cecília Warschauer, USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Educação Infantil à universidade, atuou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e na formação de professores em várias instituições brasileiras, públicas e privadas. Criou a Metodologia Roda & Registro®, que utiliza na formação de pessoas e organizações de diferentes setores.  

Referências

JOSSO, Marie-Christine. Cheminer vers soi. Genève: L’Age d’Homme, 1991.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2022.
NÓVOA, António e FINGER, Mathias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da saúde, 1988.
Publicado
2022-11-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 107
  • pdf downloads: 404
Como Citar
NÓVOA, A.; WARSCHAUER, C. Memórias intensas escritas num momento triste. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 7, n. 21, p. 589-592, 5 nov. 2022.