(Auto)biografias e ensino
Palavras-chave:
(Auto)biografias, Ensino, Práticas de formaçãoResumo
O dossiê apresenta resultados de pesquisas e experiências pedagógicas que objetivaram o desenvolvimento do processo de didatização da (auto)biografia em diferentes níveis de ensino. A noção de didatização da (auto)biografia refere-se às práticas de formação que se voltam para os processos de escritas e suas disposições formativas nos contextos de ensino. Esses docentes viram nessas práticas um dispositivo de pesquisa-formação que possibilita superar questões de ensino centralizado na autoridade do professor e oportunizar aos discentes um espaço privilegiado no processo ensino-aprendizagem, marcado nos percursos e trajetórias de vida-formação. A interseção de práticas (auto)biográficas e ensino envolve um processo complexo, que perpassa as dimensões curriculares, a estrutura do conhecimento disciplinar, a proposta pedagógica, os recursos didáticos, os aspectos éticos, além de conteúdos e conceitos. Este dossiê é composto por 11 artigos, que podem ser divididos em dois eixos: o primeiro reúne textos que narram experiências pedagógicas desenvolvidas na escola básica e na universidade e o segundo discute questões sobre formação docente.