(Auto)biografias e ensino

Autores

  • Patrícia Coelho da Costa PUC-RJ
  • Juçara da Silva Barbosa de Mello

Palavras-chave:

(Auto)biografias, Ensino, Práticas de formação

Resumo

O dossiê apresenta resultados de pesquisas e experiências pedagógicas que objetivaram o desenvolvimento do processo de didatização da (auto)biografia em diferentes níveis de ensino. A noção de didatização da (auto)biografia refere-se às práticas de formação que se voltam para os processos de escritas e suas disposições formativas nos contextos de ensino. Esses docentes viram nessas práticas um dispositivo de pesquisa-formação que possibilita superar questões de ensino centralizado na autoridade do professor e oportunizar aos discentes um espaço privilegiado no processo ensino-aprendizagem, marcado nos percursos e trajetórias de vida-formação. A interseção de práticas (auto)biográficas e ensino envolve um processo complexo, que perpassa as dimensões curriculares, a estrutura do conhecimento disciplinar, a proposta pedagógica, os recursos didáticos, os aspectos éticos, além de conteúdos e conceitos. Este dossiê é composto por 11 artigos, que podem ser divididos em dois eixos: o primeiro reúne textos que narram experiências pedagógicas desenvolvidas na escola básica e na universidade e o segundo discute questões sobre formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Coelho da Costa, PUC-RJ

Professora da PUC-RJ

Juçara da Silva Barbosa de Mello

Professora PUC-RJ.

Referências

RBPAB, v. 7, n. 21, 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

COSTA, P. C. da; MELLO, J. da S. B. de. (Auto)biografias e ensino. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 269–272, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15562. Acesso em: 25 maio. 2024.