Uma educadora e seus (sócio) educandos: autobiografias e múltiplas identidades no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p389-409Palavras-chave:
Ensino de História, Saber docente, Narrativa, Identidades, AutobiografiaResumo
Como experiências autobiográficas podem contribuir para que (sócio) educandos percebam suas múltiplas identidades? A partir dessa questão, pretendo apresentar e analisar uma atividade pedagógica realizada com adolescentes acusados de cometer atos infracionais e por isso estarem internados em uma unidade de medidas socioeducativas. A escrita deste artigo possibilita entender outra experiência autobiográfica, a da educadora em questão, que é também uma professora-pesquisadora-autora do ensino de História. Entrelaçando esses dois fios autobiográficos, esta narrativa em primeira pessoa pretende dar materialidade pedagógica a discussões teóricas, a partir dos conceitos de identidade, autobiografia e saber docente no campo do ensino de História e da educação popular, com educandos em uma situação triste e peculiar: a da privação de liberdade.
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