Conectando universidades, comunicando sociedades

Panorama comparativo de rádios universitárias na China e no Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30620/pdi.v14n1.p153

Mots-clés :

Comunicação social. Comparativos. Universidade-sociedade.

Résumé

O texto introduz as rádios universitárias como plataformas cruciais que unem os mundos acadêmico, cultural e social. Ao comparar as experiências de rádios universitárias online na China e no Brasil, encontra-se uma fascinante diversidade de realidades que refletem a riqueza dos contextos culturais, educacionais e sociais desses países. Embora os caminhos sejam diferentes, encontram-se oportunidades valiosas de aprendizado mútuo e de fortalecimento dos laços entre as nações, pois entende-se que as rádios têm um papel único em promover o diálogo intercultural, o pensamento crítico e a participação cidadã, tornando-se espaços para uma comunicação mais inclusiva, uma educação transformadora e uma sociedade mais justa. O objetivo do artigo é propor indicadores que ajudem as rádios universitárias a atuarem de forma comum e a construírem redes. O texto traça um panorama das dinâmicas nessas rádios na China e no Brasil, revelando semelhanças, diferenças e oportunidades de aprendizado. Ao final, o texto espera celebrar as vozes que ecoam dos campi, unindo, inspirando e transformando por meio dessa pluralidade, que é a força motriz de uma comunicação e de uma sociedade mais justas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sergio Sganzerlla, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Licenciatura em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1991). Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior de Candeias (IESC). Tem extensão em Formação de Mediadores de Educação para Patrimônios pela Fundação Demócrito Rocha. Possui Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas. É Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011).

Références

BARBERO, M. J. Desafios culturais da Comunicação à Educação. Revista Comunicação & Educação, 18, 51-61. 2000.

CARRION, R. K. M. A Construção do Socialismo na China e as Reformas Econômicas Pós-Revolução Cultural. 2004.

DONG, L. “O Sistema Político da China: Operação e Reforma”. In: BELLUCCI, Beluce (Org.). Abrindo os Olhos para a China. Rio de Janeiro: EDUCAM. 2004, p. 25-74.

FREIRE, M.; LOPEZ, D. C.; MARTÍN-PENA, D. Elementos para debater o conceito de audiência para rádios universitárias. Anais do 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1 a 10 dez. 2020, Salvador. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-2396-2.pdf. Acesso em: 07 junho 2021.

KISCHINHEVSKY, M.; LOPEZ, D.C.; BENZECRY, L. Rádios universitárias e o necessário enfrentamento ao negacionismo. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana – MG, v. 12, n. 01, p. 02-07, jan./abr. 2021.

LOPES. P. F. de C.; SOUZA R. de A. Revista Revista Mídia e Cotidiano. PPGMC. As rádios universitárias como espaços de fortalecimento de uma política pública em radiodifusão. 2020.

MARTÍN-PENA, D.; PIÑERO, T. Identidad de la radio universitaria en España. In: GARCÍA, María; MARTÍN-PENA, Daniel (org.). Identidad y cultura. Creación de conocimiento. Sevilla: Editorial Egregius. 2020.

MATOS, F. de O. Cultura, Cidadania e Políticas Públicas 3. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/sganz/Downloads/perspectivas-para-a-vida-adulta-de-estudantes-com-deficiencia-uma-discussao-necessaria-no-cotidiano-da-escola-contemporanea%20(1).pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.

PEQUIM. Universidade de Pequim. Rádio WEB Universitária de Pequim. Disponível em: https://www.pku.edu.cn. Acesso em: 01 ago. 2024.

SOARES, I. O. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 15-26, jul./dez., 2014. Disponível em: https://www. revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037. Acesso em: 27 jul. 2024.

UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Alagoinhas. Rádio WEB Pós Crítica. Disponível em: https://radioposcritica.uneb.br. Acesso em: 03 ago. 2024.

UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Rádio WEB UNEB. Disponível em: https://webradio.uneb.br/a-radio. Acesso em: 02 ago. 2024.

VÁZQUEZ, M. La radio universitaria en México y España. Estudio de la participación y formación de los jóvenes. Tesis doctoral. Universitat Pompeu Fabra, Departament de Comunicació, 2012. Disponível em: http://www.tdx.cat/handle/10803/84113. Acesso em: 26 jul. 2024.

WUHAN. Universidade de Whuan. Rádio WEB Universidade de Wuhan. Disponível em: https://en.whu.edu.cn. Acesso em: 31 jul. 2024.

Publié-e

2024-10-07

Comment citer

SGANZERLLA, S. Conectando universidades, comunicando sociedades: Panorama comparativo de rádios universitárias na China e no Brasil. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 14, n. 1, p. 153–170, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v14n1.p153. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v14n1p153. Acesso em: 21 déc. 2024.