Como a educação transforma o mundo
em homenagem ao Centenário de Paulo Freire
DOI :
https://doi.org/10.30620/pdi.v12n2.p185Mots-clés :
Educação comparada, Tao Xingzhi, Paulo Freire, SocialismoRésumé
Trata-se de uma investigação sobre pontos de convergência epistemológica e prática educativa entre dois educadores, um chinês, Tao Xingzhi, e um brasileiro, Paulo Freire, com resultados bastante relevantes quanto à libertação de um povo oprimido, não apenas em seus respectivos países, mas por todo o mundo.
[Recebido em: 20 nov. 2022 – Aceito em: 15 dez. 2022]
Téléchargements
Références
CECHIN, Antonio. “Catequese Libertadora, a prima-pobre da Teologia da Libertação?” Instituto Humanitas Unisinos (17/10/2012). https://www.ihu.unisinos.br/noticias/514569-catequese-libertadora-a-prima-pobre-da-teologia-da-libertacao.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Trad. Gu Jianxin e outros. Xangai: Editora da Universidade Normal do Leste da China. 2001. (巴西) 保罗·弗莱雷 (Paulo Freire) 著; 顾建新等译. 被压迫者教育学 三十周年纪念版[M]. 上海: 华东师范大学出版社. 2001.
FREIRE, Paulo. Education for Critical Consciousness. New York: Continuum, 1982.
FREIRE, Paulo. Última entrevista. 1997. https://www.youtube.com/watch?v=4nLhuz1pAG4.
GADOTTI, Moacir., and Ana Maria Araújo Freire. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez Editora: Instituto Paulo Freire; UNESCO, 1996.
HADFIELD, Leslie. “Conscientization in South Africa: Paulo Freire and Black Consciousness Community Development in the 1970s.” The International Journal of African Historical Studies 50, no. 1 (2017).
KIRKENDALL, Andrew J. Paulo Freire & the Cold War: Politics of Literacy. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2010.
KIRYLO, James D, and Drick Boyd. Paulo Freire: His Faith, Spirituality, and Theology. Rotterdam: Birkhäuser Boston, 2017.
KOHAN, Walter Omar, et al. Paulo Freire: a Philosophical Biography. London, Bloomsbury Academic, 2021.
LEE, Namhee. The Making of Minjung: democracy and the Politics of Representation in South Korea. Ithaca: Cornell University Press, 2007.
LIMA, Eduardo Campos. “Who gets to be Brazil’s patron of education under Bolsonaro? Paulo Freire or a Jesuit saint?” America: The Jesuit Review (1/7/2019). https://www.americamagazine.org/politics-society/2019/07/01/who-gets-be-brazils-patron-education-under-bolsonaro-paulo-freire-or.
O’CADIZ, Maria del Pilar, Pia Lindquist Wong, and Carlos Alberto Torres. Education and Democracy: Paulo Freire, Social Movements, and Educational Reform in São Paulo. Boulder, CO: Westview Press, 1998.
RAN, Gao. “A institucionalização da “educação popular” no Brasil: sobre a reforma da educação básica pública na cidade de São Paulo, 1989-1992”. Estudos na América Latina. 2017, 39 (06): 120-133+157-158. 高然. 巴西 “大众教育” 的体制化尝试 –– 浅论 1989-1992 年巴西圣保罗市的公立基础教育改革[J]. 拉丁美洲研究, 2017, 39(06): 120-133+157-158.
SHEARING, Hazel. “A escultura de Paulo Freire que mira ‘guerra cultural’ na Universidade de Cambridge.” Folha de S. Paulo (31/12/2021). https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/11/a-escultura-de-paulo-freire-que-mira-guerra-cultural-na-universidade-de-cambridge.shtml.
TORRES, Carlos A. The Wiley Handbook of Paulo Freire. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural 2022
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.