Como a educação transforma o mundo

em homenagem ao Centenário de Paulo Freire

Autores/as

  • Gao Ran Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim - BFSU/China

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v12n2.p185

Palabras clave:

Educação comparada, Tao Xingzhi, Paulo Freire, Socialismo

Resumen

Trata-se de uma investigação sobre pontos de convergência epistemológica e prática educativa entre dois educadores, um chinês, Tao Xingzhi, e um brasileiro, Paulo Freire, com resultados bastante relevantes quanto à libertação de um povo oprimido, não apenas em seus respectivos países, mas por todo o mundo.

[Recebido em: 20 nov. 2022 – Aceito em: 15 dez. 2022]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gao Ran, Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim - BFSU/China

É Professor Adjunto de História do Brasil na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (BFSU), China. Bacharel e Doutor em História pela Universidade de Pequim (PKU), defendeu em junho/2019 a tese “A Teologia da Libertação no Brasil: História e Teoria”, sob orientação do Prof. Dong Jingsheng. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre o papel do catolicismo progressista na formação do PT.

Citas

CECHIN, Antonio. “Catequese Libertadora, a prima-pobre da Teologia da Libertação?” Instituto Humanitas Unisinos (17/10/2012). https://www.ihu.unisinos.br/noticias/514569-catequese-libertadora-a-prima-pobre-da-teologia-da-libertacao.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Trad. Gu Jianxin e outros. Xangai: Editora da Universidade Normal do Leste da China. 2001. (巴西) 保罗·弗莱雷 (Paulo Freire) 著; 顾建新等译. 被压迫者教育学 三十周年纪念版[M]. 上海: 华东师范大学出版社. 2001.

FREIRE, Paulo. Education for Critical Consciousness. New York: Continuum, 1982.

FREIRE, Paulo. Última entrevista. 1997. https://www.youtube.com/watch?v=4nLhuz1pAG4.

GADOTTI, Moacir., and Ana Maria Araújo Freire. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez Editora: Instituto Paulo Freire; UNESCO, 1996.

HADFIELD, Leslie. “Conscientization in South Africa: Paulo Freire and Black Consciousness Community Development in the 1970s.” The International Journal of African Historical Studies 50, no. 1 (2017).

KIRKENDALL, Andrew J. Paulo Freire & the Cold War: Politics of Literacy. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2010.

KIRYLO, James D, and Drick Boyd. Paulo Freire: His Faith, Spirituality, and Theology. Rotterdam: Birkhäuser Boston, 2017.

KOHAN, Walter Omar, et al. Paulo Freire: a Philosophical Biography. London, Bloomsbury Academic, 2021.

LEE, Namhee. The Making of Minjung: democracy and the Politics of Representation in South Korea. Ithaca: Cornell University Press, 2007.

LIMA, Eduardo Campos. “Who gets to be Brazil’s patron of education under Bolsonaro? Paulo Freire or a Jesuit saint?” America: The Jesuit Review (1/7/2019). https://www.americamagazine.org/politics-society/2019/07/01/who-gets-be-brazils-patron-education-under-bolsonaro-paulo-freire-or.

O’CADIZ, Maria del Pilar, Pia Lindquist Wong, and Carlos Alberto Torres. Education and Democracy: Paulo Freire, Social Movements, and Educational Reform in São Paulo. Boulder, CO: Westview Press, 1998.

RAN, Gao. “A institucionalização da “educação popular” no Brasil: sobre a reforma da educação básica pública na cidade de São Paulo, 1989-1992”. Estudos na América Latina. 2017, 39 (06): 120-133+157-158. 高然. 巴西 “大众教育” 的体制化尝试 –– 浅论 1989-1992 年巴西圣保罗市的公立基础教育改革[J]. 拉丁美洲研究, 2017, 39(06): 120-133+157-158.

SHEARING, Hazel. “A escultura de Paulo Freire que mira ‘guerra cultural’ na Universidade de Cambridge.” Folha de S. Paulo (31/12/2021). https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/11/a-escultura-de-paulo-freire-que-mira-guerra-cultural-na-universidade-de-cambridge.shtml.

TORRES, Carlos A. The Wiley Handbook of Paulo Freire. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, 2019.

Publicado

2023-02-07

Cómo citar

RAN, G. Como a educação transforma o mundo: em homenagem ao Centenário de Paulo Freire. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 185–196, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v12n2.p185. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/16406. Acesso em: 23 nov. 2024.